Prosimetron

Prosimetron

sábado, 7 de novembro de 2009

Lá fora - 55 : O regresso da Art nouveau

A Art nouveau influenciou bastante a segunda metade do séc.XX. Do mobiliário à moda, das artes gráficas às capas de discos dos anos 60 numa deriva psicadélica...
O Musée d' Orsay aventurou-se para lá da sua vocação natural, oséc.XIX, e organizou uma exposição que pretende demonstrar as influências acima elencadas.

- Art nouveau revival, Musée d' Orsay, até 4 de Fevereiro de 2010.

4 comentários:

ana disse...

Gosto muito de Art Noveau. Irei até ao Musée d'Orsay. Obrigada.
No entanto, lá quero rever os impressionistas.

TSP disse...

Nao concordo com o autor do post. Nao vejo influencia directa da Art nouneau "na segunda metade do sec. XX" como afirma. A segunda metade do sec.XX foi influenciada por todas as artes passadas, como qualquer outra epoca.
Sera que queria mesmo dizer segunda metade do sec. XX?
Desculpe nao estar a escrever em portugues correcto. Problemas de computadores alemaes.
TSP

Jad disse...

A Arte Nova, como última Arte do século XIX, é bem ao Musée d'Orsay. Espero poder ver esta exposição

LUIS BARATA disse...

Caro TSP: Mantenho rigorosamente o que disse, que aliás é o que diz a curadora da exposição se se quiser dar ao trabalho de consultar o site do Museu de Orsay. O tema da exposição é precisamente o "revivalismo" da Arte Nova verificado na segunda metade do século XX.
Quanto à sua afirmação de que " a segunda metade do sec.XX foi influenciada por todas as artes passadas, como qualquer outra epoca" apenas direi que penso exactamente o contrário: a segunda metade do séc.XX foi talvez a que menos sofreu influência de correntes artísticas passadas, tanto pelos novos materiais e técnicas como pelos novos suportes ( instalações, land art, body art, landscape art, arte bruta etc).