Prosimetron

Prosimetron

sábado, 7 de novembro de 2009

O problema da habitação...

Este palacete construído no séc.XVII, local de nascimento da marquesa de Sévigné, é o número 1 da da famosa Place des Vosges, no Marais, Paris. Tem sido notícia nos últimos dias por ter sido ocupado pelo grupo Jeudi Noir, nele residindo agora uma vintena de jovens estudantes, trabalhadores precários e desempregados. E foi ocupado porque estava vazio, desabitado aliás desde 1963 quando foi comprado por Beatrice Cottin.
São agora estes jovens que vivem numa pequena parte dos dois mil metros quadrados de quartos e salões deste belo palacete do Marais.
Os jovens queixam-se dos elevados preços das rendas de Paris ( pode ver-se no sítio deles anúncios de apartamentos para arrendar em Paris, em que se chega a pedir 650 euros por 14m2 ! ), e do facto que a crise económica os lançou para o desemprego e para as ruas.
A proprietária, de 87 anos, vive num lar e está sob tutela do Estado, alegando os seus advogados que ela realmente tem imóveis mas não tem liquidez para os restaurar.
Os jovens responderam alegando que uma parte do palácio está habitável, podendo ser convertida numa dezena de apartamentos, e fizeram umas "visitas guiadas" para que se pudesse ver o estado do imóvel.
Obviamente, já há queixas em tribunal, mas os ocupantes têm um grande trunfo a seu favor: a Loi de l' hiver, que vigora de 2 de Novembro a 16 de Março e que impede o despejo de inquilinos durante esse período...
Este é um problema que tanto aflige Paris como Lisboa: centenas ou mesmo milhares de casas na cidade de Lisboa ( nem é preciso procurar muito, há prédios inteiros por todo o lado) estão vazias, enquanto que os jovens são empurrados para periferias cada vez mais distantes ou pagam somas consideráveis por um quarto minúsculo.
O que me surpreende é não existirem mais ocupações em Lisboa.

1 comentário:

ana disse...

Notícia fantástica!
Não me importava de me albergar lá durante uns dias de Inverno :)