Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um quadro assaz curioso!

A Fundação Maria Dias Ferreira promoveu a "Exposição Antológica de Pintura, António Baeta", a decorrer na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere. A exposição está inserida num projecto que visa divulgar a obra de Ferreirenses ilustres.
x
António Francisco Baeta nasceu na freguesia de Ferreira do Zêzere, em 1861, e morreu em Lisboa, em 1918. Participou no movimento de renovação da pintura portuguesa ocorrido no final do século XIX, junto de outras figuras como Alfredo Keil, José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro, Columbano, Silva Porto, entre outros. O atelier do pintor foi sede do "Centro Artístico", que mais tarde integraria o Grémio Artístico. Baeta foi ilustrador e foi também o autor de alguns trabalhos decorativos da Cervejaria Trindade. Um dia destes colocarei algumas fotografias da Cervejaria Trindade.
x
Ao visitar a exposição houve um quadro, o Sonho-Venite ad me, que me chamou a atenção por causa do tema. A própria tela revela as expectativas do pintor em relação à sociedade que o rodeava.
x
António Baeta, Sonho - Venite ad me, 1909

Óleo sobre tela, 191 x 161 cm


"Consta que o quadro foi imaginado por Francisco Grandela como um sonho duma católica convertida aos ideais republicanos. (...)".
x
A tela mostra Cristo a cumprimentar Bernardino Machado. O quadro simboliza um possível pedido de auxílio, por parte de Cristo, a Bernardino Machado para o livrar do mau clero que adulterava a doutrina de bondade e tolerância.
xx

x
Notas retiradas do Catálogo da Exposição e da autoria de Paulo Alcobia Neves, editado pela Fundação Maria Dias Ferreira. (Coordenação de Luísa Baeta) sd, p. 6-9.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quadro que já figurou na Biografia que A. H. de Oliveira Marques e Fernando Marques da Costa publicaram, em 1978, de Bernanrdino Machado (Lisboa, edições Montanha, 1978). Já antes havia uma em que o Bernardino aparecera como "O Messias". Apareceu também em algumas das muitas edições da História de Portugal do primeiro autor.
J.

Anónimo disse...

O quadro encontra-se actualmente no Museu Bernardino Machado, em Famalicão, doado pela Família Sá-Marques.
J.

ana disse...

Fui ver se via o quadro que indica na História de Portugal de A.H.Oliveira Marques, Lisboa:Palas Editores,3ª edição de 1976, e não o encontrei. Possivelmente já vi mas não me recordo do quadro.

ana disse...

Obrigada pela referência do local onde está o quadro, podia tê-la feito, mas não me lembrei. A família que doou o mesmo é que não sabia.
Ana

Anónimo disse...

Não em relação ao quadro,mas em relação ao P.R. retratado duas pequenas curiosidades,para quem não souber.
1.Deram-lhe a alcunha de o "Cartolinhas,por ser pequeno e cumprimentar toda a gente,e ser muito popular;
2.Foi sogro de Aquilino Ribeiro (pelo segundo casamento do romancista).

A.S.

Anónimo disse...

Conhecia o quadro, mas pensava que estava desaparecido.
M.

Anónimo disse...

Sobre o quadro desejo chamar a atenção para o meu blogue
manuel-bernardinomachado.blospot.com
do dia 17 de Março de 2009
Saudações de
Manuel Machado Sá Marques
manuelsamarques@sapo.pt

Miss Tolstoi disse...

Obrigada! Já fui espreitá-lo.