Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lá fora - 58 : Montezuma em Londres


Em 1502, o príncipe Montezuma, de 34 anos, é escolhido para suceder ao seu tio, o imperador Ahuitzotl, tanto pelos seus feitos guerreiros como pelo conhecimento que tem dos ritos sagrados. Depois de lhe serem cortados os cabelos e receber o manto real e um diadema em ouro, é o próprio que se escarifica e oferece o seu sangue aos deusespara que estes continuem a protegê-lo e ao seu povo. Torna-se então Montezuma II, huey tlatoani, deus e soberano dos aztecas ( embora eles se chamem a si próprios mexicas ). A primeira decisão do novo monarca foi guerrear contra povos vizinhos rebeldes, sendo que os prisioneiros acabaram sacrificados em honra do novo imperador.
O reinado de Montezuma decorreu mais ou menos como os anteriores até ao dia 21 de Abril de 1519, data da chegada de Hernán Cortés à futura Veracruz, acompanhado de 45o soldados, cavalos e armas de fogo. Meses passam até que o chefe espanhol e o soberano azteca finalmente se encontram pessoalmente a 8 de Novembro de 1519, tendo o espanhol já reforçado as suas hostes com vassalos rebeldes a Montezuma. O resto da história já o conhecemos, tendo ela terminado concretamente para Montezuma II a 27 de Junho de 1520, quando ele já mero rei fantoche dos espanhóis se mostra a uma varanda do palácio para acalmar a multidão e é atingido com três pedras na cabeça, morrendo dos ferimentos três dias depois.
Quanto à exposição que está patente no British Museum, ela reúne em torno da narrativa biográfica de Montezuma objectos sagrados, parte do tesouro azteca e iconografia colonial provenientes de museus europeus e mexicanos.
- Moctezuma Aztec Ruler, British Museum , Londres, até 24 de Janeiro.

Sem comentários: