Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cenas Portuguesas - 18

Cumpriu-se no passado domingo uma semana sobre o dia em que fiquei sem o cartão multibanco que mais uso. Tal ocorrência deu-se numa das caixas multibanco colocadas junto à entrada dos cinemas do Centro Comercial Vasco da Gama, sem que me tivesse apercebido quando estava na fila ( embora quem estivesse comigo, habitual Big Brother atento a tudo, tivesse dado conta de que algo anómalo se passava) de que as caixas estavam a dar problemas.
A verdade é que mal acabei de digitar o respectivo código, logo o cartão foi "capturado"- é esta a terminologia da SIBS, a empresa que gere o sistema Multibanco.
Mas não se pense que a máquina foi completamente antipática, já que ainda se deu ao trabalho de emitir um talão onde me explicava que o meu cartão "tinha sido capturado por razões de segurança"- embora tivesse sido pior a emenda que o soneto, pois que comecei a conjecturar sobre que "razões de segurança" seriam estas- teria sido o meu cartão clonado na Turquia? Alguém acedera informaticamente aos meus dados?. Procurei um segurança do Vasco da Gama que logo me deu conta de que os cartões capturados nestas caixas fora de agências ( caixas de lobby é o nome técnico) são tirados das caixas quando é feita a manutenção, no caso na madrugada seguinte, e não são encaminhados para os respectivos bancos emissores mas sim para a central da SIBS.
Apesar de tudo, na manhã seguinte lá me dirigi ao meu banco que me confirmou a informação do segurança e logo se prontificou a tratar da emissão de novo cartão. Perplexo, argumentei que o cartão em causa tinha sido emitido há apenas um mês, e já com chip ,pelo que era um desperdício estar a emitir outro. A simpática funcionária prontamente me desenganou, explicando que o percurso entre a Central da SIBS e o banco emissor do cartão até às minhas mãos duraria cerca de três semanas, enquanto a emissão de novo cartão demoraria apenas cinco dias úteis mas a escolha era minha...
Confesso que me borrifei para o desperdício de plástico, de papel e de chip e imediatamente preenchi o formulário para um novo cartão. Recebi-o ontem na minha caixa de correio, juntamente com uma carta onde me foi explicado, como depois confirmei pelas notícias, que nesse fim de semana de 7 e 8 de Novembro houve um "ataque informático" que levou ao bloqueamento por precaução de centenas de cartões multibanco.
Agora, o que é absolutamente extraordinário, pelo menos para a minha compreensão, é que seja considerado normal que o percurso em causa - da SIBS para o banco emissor- demore cerca de 3 ( três ) semanas!
Moral da história: Passarei a evitar caixas multibanco que não estejam inseridas dentro de agências bancárias. E parece-me que não serei o único...

Sem comentários: