Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um desafio termal ...

São as únicas termas da Grande Lisboa, existem desde o século XVII com notícia de ser seu utente Sua Majestade Fidelíssima D.José I, e estiveram fechadas nos últimos 48 anos. Reabrem ainda este mês. Onde ficam?

13 comentários:

Jad disse...

Os famosos banhos de São... (ficavam pertinho do Palácio)

Jad disse...

Mas existe, na grande Lisboa, nessa época, mais umas... no Estoril, junto da Praia da Poça

Filipe Vieira Nicolau disse...

Fechadas há 48 anos? Estoril!

APS disse...

Alcaçarias (Alfama)?

Jad disse...

Os banhos de S. Paulo começaram por ser suspensos (por inquinação das àguas) em 1951... e o seu encerramento vai sendo aos poucos. A família real apreciava o poço termal e que o que ficava mais perto do Paço e por isso as "termas" mais frequentadas.

Jad disse...

As termas a que o Luís se refere são as do Estoril (junto do parque, perto do Hotel Palácio), demolidas em 1961. Mas, tanto quanto eu sei (mas sei muito pouco) as que eram "famosas" na época de D. José, eram as do Estoril (situadas entre S. João e S. António [actual Estoril], na actual Praia da Poça. E a Poça, que lhe deu o nome eram as termas de D. José!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Caro Luís, sendo as termas do Estoril, tenho direito a um voucher para um dia neste belo spa?

LUIS BARATA disse...

Eu desconhecia essas "Termas da Poça"e nem consegui encontrar elementos sobre elas, mas referia-me realmente às Termas do Estoril, junto ao Hotel Palácio, desactivadas há 48 anos como mencionei no meu post.

Jad disse...

Acerca do forte de S. João (não são Pedro, como aparece na Net)
Ergue-se junto à praia da Poça, na margem direita da Ribeira da Cadaveira, onde existiam os antigos banhos termais da Poça, hoje um colégio de freiras.

Jad disse...

Antigas termas da Praia da Poça

MR disse...

Estas é que eu conhecia, como Termas do Estoril.

Jad disse...

Um post com imagens das antigas termas ou Banhos da Praia da Poça (Nascente das águas que depois passavam para as outras termas)

Jad disse...

E foi nestas é que o nosso rei andou a banhar-se!