Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de novembro de 2009

Lo Frate 'nnamorato

Lo Frate 'nnamorato [= O Irmão Enamorado] foi ontem, dia 20, estreado no CCB [Centro Cultural de Belém]. Trata-se de uma ópera de Pergolesi com libreto de G. A. Federico.
Do 2.º acto, vamos transcrever a letra da ária cantada por Vannella:


Cena VII
Vannella

[...]
Ária

Quem disse que a mulher
É mais manhosa que o diabo
Disse a verdade.
- Uma arma-se em simples,
E é maliciosa.
- Outra faz de conta que é esquisita,
E quer o seu belo esposo.
- Quem tem um no coração,
E promete-se a outro
- E dá-lhe as voltas.


Depois há umas - que não gostam de ninguém
E mantêm cem à espera - Só para brincar.
E outras tantas malícias - que nem se podem contar.


OBRIGADO!

5 comentários:

ana disse...

Não conheço esta ópera e tenho pena de não a ter bebido. Como lhe escrevi num e-mail, às vezes tenho pena de não viver os momentos de beleza convosco (Prosimetron) e de conversar acerca deles.

Escolheu uma cena amarga.
Talvez mesmo o amor seja amargo, quem sabe?

Todos os seres humanos mesmo os que são simples têm um lado bom e um lado mau.

O libretista deve ter sido muito infeliz com mulheres. Não conheço a biografia de Pergolesi apenas algumas obras.

Lamento que a visão sobre as mulheres seja tão má e que tenha sido o que mais o tocou para aqui o manifestar.

Julgo que o que atrai os homens é a complexidade da mulher.

Como acabará esta ópera?

Jad disse...

O propósito da citação foi ser provocante. Abrir o apetite e fazer com que os outros prosimetronistas também vão ver a ópera!

Jad disse...

E aqui vai mais uma provocação, do mesmo 2.º acto, agora na voz de Cardella:
Ela acha-me tola, mas não sabe que eu
Sei contar até cem, e cento e um.
Não é preciso ter bola de cristal
Para adivinhar esta sorte. Está presa
A outro, e anda envenenada.
Quem poderá ser ele ?

As mulheres amiúde
Deixam o melhor pelo pior.
E os homens, não? Dá-me pena
Sempre que o fazem;
É uma coisa que não me dá paz
.

Vêem-se certos homens - sem juízo
Que de tanto desejarem - ficam tolos.
Por uma careta - por uma bruxa;
E depois deixam-te - uma couvezita,
Uma coisinha - Ui, caladinho!
Dão-me cá uma raiva! - E logo dizem,
Para se desculparem: - eu gosto dela,
Que se há-de fazer? - Que sejam mortos:
Que mau feitio, livrem-me deles.

Jad disse...

A Ana ainda pode tentar ver, até Domingo!

ana disse...

Jad,
É pena só dizer agora!
Teria ido sexta-feira a Lisboa e teria visto. Acabei por ficar por Coimbra por causa de algum cansaço.