Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Chocolate: o eterno sedutor

"Salvem a Terra. É o único planeta com chocolate."

De autor desconhecido esta frase genial foi retirada de um excelente artigo sobre o chocolate. Como aqui existe muito boa gente que não resiste a este presente dos deuses deixo algumas dicas retiradas da referida peça.
Talvez não saibam que em chocolate também se podem enviar telegramas; mensagens doces, curtas e prontas a surpreenedr quem as recebe. E podem seguir por correio ou estafeta. Vejam como em http://www.chocotelegram.com.pt/
Se Itália é um dos melhores destinos turísticos agora está ainda mais irresistível, porque em Perugia existe um hotel dedicado ao chocolate - o Etruscan Chocohotel - que oferece uma imensa variedade de marcas e uma ementa completa à base de accau (http://www.chocohotel.it/).
Mas o chocolate também inspirou museus como o de Colónia que inclui uma pequena fábrica onde. diariamente, são produzidos 400 kg de chocolate. O ex-libris do museu é uma árvore de cacau com três metros de altura, que é uma fonte de chocolate com capacidade para 200 litros.
Mais próximas ficam algumas lojas que merecem visita. Em Lisboa situa-se a exclusiva loja Claudio Corallo, um agrónomo italiano que se fixou em S. Tomé e Príncipe para o fabrico de chocolates muito especiais. A loja fica da R. Cecílio de Sousa, 85. De origem espanhola, dois exemplos de sucesso: os Chocolates Xocoa nas mais variadas combinações formatos, cores e sabores (R. do Crucifixo, 114) e a loja Cacao Sampaka que garante a comercialização de chocolates de fabrico inteiramente artesanal, sem corantes nem aditivos. A loja fica no CC Amoreiras e CC Oeiras Parque. De origem nacional, os chocolates Denegro são produzidos numa pequena fábrica familiar onde se respira o puro e verdadeiro sabor do chocolate. Fica na R. Prof. Prado Coelho, 2, em Telheiras.
Autêntico património cultural da Invicta, a Fábrica de Chocolates Arcádia que desde 1933 delicía os seus fiéis clientes pelas mãos e saber da família Bastos, é famosa pelas línguas de gato e bombons com sabor a caramelo, morango, tangerina, lavanda, menta, limão, rosa e café. Vendem-se na confeitaria da marca na Rua do Almada, 63.

5 comentários:

MR disse...

São uma delícia. Ainda não foi a essa loja, mas comprei alguns no Gourmet do Corte Inglês.

MR disse...

Referia-ma aos chocolates Claudio Corallo. Os Sampaka também são óptimos - uma amiga ofereceu-me uma caixa no Natal passado.

Jad disse...

Adorei a frase:
Salvem a Terra. É o único planeta com chocolate!

Até prova em contrário...

ana disse...

MLV,
Gostei da frase. Obrigada pela informação.

LUIS BARATA disse...

A da Rua do Crucifixo já conheço.