Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Pedras que Jogam"... 1

No Centro Cultural de Ferreira do Zêzere está uma exposição organizada em parceria com: a Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro: Departamento de Matemática; a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; o Museu da Cidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa, intitulada "Pedras que Jogam".
Escolhi alguns dos painéis. A exposição cativou-me porque vi "tabuleiros" de jogos de estratégia encontrados em locais sagrados e profanos ao longo da História.
Do catálogo retirei este pensamento:
"No Manuscrito intitulado Libros de Ajedrez, Dados, y Tablas, encomendado por Afonso X no século XIII, defende-se queDeus quis que os homens fossem naturalmente alegres."
x
Na Anta de Pendilhe, Sever de Vouga, foi encontrado o jogo do moinho, gravado na face superior da tampa do dólmen. O jogo é composto por três quadrados inscritos. Não há dados concludentes quanto à cronologia, no entanto alguns autores consideram que a inscrição do tabuleiro é medieval.
No Templo Romano, em Évora foi encontrado um tabuleiro com o jogo do moinho no embasamento do templo.

No Museu da Cidade de Lisboa encontra-se o jogo do alquerque dos doze, numa tampa de um sarcófago de época romana proveniente do Castelo de S. Jorge.

Fotografia do jogo alquerque dos doze



Na Sé de Lisboa foram encontrados dois jogos situados na parte superior das anteparas do claustro entre dois vãos de arcos: o jogo do moinho e o alquerque dos doze.


Fotogarfia do jogo do moinho.
Jogo do Moinho - engloba todo um conjunto de jogos de tabuleiro que se caracterizam pelo mesmo objectivo:colocar três peças em linha numa mesma fila. Conhecido desde o tempo da Grécia e dos comerciantes Fenícios, é atribuída a estes últimos a sua difusão pela zona mediterrânica.

Jogo o Alquerque - é também um dos jogos mais antigos. Os primeiros testemunhos remontam, tal como o jogo do moinho, ao antigo Egipto. Foi introduzido na Península Ibérica pelos muçulmanos, no século VIII.

Desculpem a extensão do post. As notas foram retiradas do catálogo da exposição.

1 comentário:

Miss Tolstoi disse...

Sabe quando termina esta exposição?