Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de março de 2010

A cigarra e a formiga?

Se o governo grego está debaixo de fogo na frente interna como todos os dias vemos e lemos, também na frente externa o panorama é difícil com uma escalada verbal por parte da Alemanha como não tenho memória de alguma vez ter visto entre dois estados aliados. Dos jornais aos políticos, os alemães têm dito da Grécia e dos gregos coisas bastante desagradáveis, recusando-se Angela Merkel a emprestar mais dinheiro alemão e pressionando a União Europeia no mesmo sentido.
E as "soluções " propostas por alguns alemães para ajudar a Grécia roçam quase o insulto: o Bild tinha há dois dias na capa esta "sugestão": Querem dinheiro? Dêem-nos Corfu. Realmente, quem não quereria receber a bela ilha grega que vemos na foto supra mas seria a mesma coisa que nos dizerem que vendessemos Porto Santo para amortizar o défice externo... E alguns deputados mais radicais até sugeriram a venda da Acrópole...

Curiosamente, a "provocação da venda das ilhas" não é inteiramente destituída de sentido já que o governo grego tem mesmo à venda algumas pequenas ilhas sendo bastante provável que sejam incluídas mais algumas das 220 ilhas desabitadas que pertencem à Grécia- o britânico Daily Mail até sugere no pequeno artigo supra algumas-, país que não tem realmente falta delas- são 6.000, embora de dimensões muito variáveis.

2 comentários:

hmj disse...

Com o devido respeito, o "chamado jornal BILD" não é referência para ninguém, muito menos para a Alemanha em particular.
HMJ

LUIS BARATA disse...

Eu não disse que o Bild é um jornal de referência, mas a verdade é que traduz, no estilo jornalístico dele, alguma animosidade que se vive actualmente na Alemanha relativamente à Grécia.