Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 4 de março de 2010

Leituras no Metro - 10


Este livro estava há bastante tempo numa das pilhas que tenho para ler. Julien Green (1900-1998), um americano nascido e falecido em Paris e que toda a sua vida, salvo o período da II Guerra, viveu nessa cidade, escreveu este livro em 1991. Desde ontem, faz-me companhia no Metro.
«Como qualquer parisiense de gema, aborreço-me no campo, o que não me impede em certas ocasiões de sentir um desejo violento de me deitar na relva e de respirar os agradáveis odores da terra, estando pronto ao fim de um quarto de hora para voltar a desejar as minhas ruas e as minhas lojas.»
Julien Green
In: Paris / trad. Carlos Vaz Marques. Lisboa: Tinta-da-China, 2008, p. 26

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Os meus "intervalos" duram mais do que um quarto de hora, podendo até durar dias inteiros se a "carência" dons sons e dos cheiros da natureza for grande.Subir uma serra, seguir o curso de um rio ou estar debaixo da copa de uma árvore é tão necessário para mim, embora as oportunidades não sejam muitas hoje em dia, como gozar os prazeres da vida citadina.

Anónimo disse...

Já consigo estar um pouco mais de tempo fora da cidade... mas foi necessário aprender!
J.

MR disse...

A gente sabe...