Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de março de 2010

William Bougereau - um pintor esquecido


William Adolphe Bouguereau nasceu em 3o de Novembro de 1825 em La Rochelle, cidade onde morreu em 19 de Agosto de 1905 . Filho de uma família de vinhateiros, foi despertado para a cultura clássica e bíblica por um tio padre que lhe proporcinou também uma formação académica, na école des Beaux Arts de Bordeaux, primeiro e na de Paris, onde ganhou um prémio com o quadro "Zenobia encontrada por pastores nas margens do Araxe", de 1850, que lhe possiblitou estudar em Roma os grandes pintores do Renascimento, nomeadamente Rafael que preferia a todos.
Pintor hiper-realista, os seus temas versam sobretudo cenas mitológicas e da história bíblica, mas também da vida rural e retrato.

Ainda que em vida tenha conhecido a admiração dos seus contemporâneos ( em 1876 tornou-se académico vitalício e em 1885 recebeu a Legião de Honra), acabou por ficar esquecido, já que na mesma época os pintores impressionistas tiveram a sua ascensão, obscurecendo a sua pintura clássica.


A sua reabilitação iniciou-se em 1974, com uma pequena exposição no New York Cultural Center e na década seguinte na Borghi Gallery, que expôs 23 pinturas e um desenho. Também uma grande mostra esteve no Petit Palais que percorreu depois o Wadsworth Atheneum, em Hartford e no Museu de Belas Artes de Montreal.



3 comentários:

MR disse...

A vendedora de romãs é linda.

LUIS BARATA disse...

Estou a ver que Bougereau anda a inspirar vários prosimetronistas. Gosto dos quadro dele.

ana disse...

Belo post. Gosto dos quadros que escolheu.:)