Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Miss Prússia 2010: infância e juventude

Luise Auguste Wilhelmine Amalie von Mecklenburg-Strelitz nasce em Hannover a 10 de Março de 1776. Seu pai, o príncipe Karl Ludwig Friedrich von Mecklenburg-Strelitz, detém a posição de Governador nesta cidade até 1787. Sua mãe, a princesa Friederike Caroline Luise von Hessen-Darmstadt, dá à luz dez filhos, dos quais cinco morrem prematuramente. Friederike morre de parto em 1782. Karl Ludwig casa em segundas núpcias com a irmã da falecida esposa que, no entanto, vem a falecer durante o nascimento do filho Karl em 1785. O viúvo decide entregar a edução das quatro filhas à sogra, a condessa Marie Luise Albertine, que vive em Darmstadt. Os dois rapazes continuam junto do pai.

A infância e juventude de Luise decorrem em Darmstadt sem grandes acontecimentos. O ensino fica a cargo de uma senhora suíça. Luise aprende Francês, Inglês, História, Geografia, Alemão e Religião, o seu desempenho escolar é, no entanto, medíocre. Mais tarde, já como soberana, viria a ultrapassar as lacunas com grande zelo junto do seu irmão Georg e da sua amiga Karoline von Berg.
Viagens frequentes a Estrasburgo e aos Países Baixos quebram a vida pacata de Luise. Em 1790, Leopoldo II é coroado Imperador do Sacro Império Romano-Germânico em Frankfurt, e a jovem Luise assiste ao acontecimento, hospedada em casa da mãe de Johann Wolfgang von Goethe. Passados dois anos, por ocasião da coroação de Francisco II em Frankurt, acompanha de novo as festividades imperiais. Ao lado de Clemens L. von Metternich, futuro chanceler austríaco, preside ao baile oficial. Inserida na mais alta sociedade aristocrata, desperta o interesse do rei Frederico Guilherme II da Prússia que procura esposas “adequadas” para os seus dois filhos.


O príncipe herdeiro Frederico Guilherme decide-se, ainda que com alguma hesitação, a favor de Luise. Os olhos grandes e azuis, o cabelo loiro e as feições de rosto delicadas da sua noiva impressionam os membros da corte prussiana, conforme referem relatos contemporâneos. Na noite de Consoada de 1793, realizam-se as bodas reais em Berlim.
As crónicas da época testemunham um matrimónio feliz e harmonioso. Dos dez filhos que Luise viria a ter, sobrevivem sete, entre eles, o futuro rei Frederico Guilherme IV e o Imperador Guilherme I. A graciosidade e a proximidade que Luise procura junto dos seus súbditos, conferem um grau de popularidade nunca conhecido.

Com o falecimento de Frederico Guilherme II a 16 de Novembro de 1797, ascende Frederico Guilherme III ao trono. Luise torna-se assim rainha da Prússia.

Cont.


Imagens: Luise von Preussen; Fürst von Metternich; Luise e sua irmã Friederike, busto da autoria de Johann Gottfried Schadow por ocasião do casamento de Luise com Frederico Guilherme e de Friederike com Louis (irmão de Frederico Guilherme) em 1793

1 comentário:

ana disse...

Vou seguir com muito interesse. Belo post. Estou a aprender. Obrigada. :)