Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Óscares - viajando 10 anos no tempo para o ano 2000 (1 de 3)



Estive a fazer o exercício de olhar para trás uma década e escolher os filmes que teria eleito como os melhores do ano. Cheguei à conclusão que tenho pouco a ver com as escolhas feitas pela Academia nessa altura – praticamente com excepção do Melhor Filme e do Melhor Actor.

Em 2000, celebravam-se os filmes estreados em 1999, incluindo "O Sexto Sentido", "Chá com Mussolini", "Magnólia", "Beleza Americana", "Matriz", "Toy Story 2", "Três Reis", "Eyes Wide Shut", "Notting Hill", "Tarzan" (da Disney), "A Viagem de Felicia", "The Green Mile"/"À Espera de um Milagre", "Tudo Sobre a Minha Mãe", "O Informador", "As Regras da Casa", "007 - O Mundo Não Chega", "Uma História Simples", "Sweet and Lowdown", "Os Rapazes Não Choram", "O Fim da Aventura", "A Múmia", "Sleepy Hollow", "Ana e o Rei", "O Talentoso Mr. Ripley", "Clube de Combate", "A Guerra das Estrelas I - A Ameaça Fantasma", "Titus", "Buena Vista Social Club", "Stuart Little", "O Projecto Blair Witch" e "Music of the Heart".

A Academia nomeou para Melhor Filme "O Sexto Sentido", "Beleza Americana", "As Regras da Casa", "O Informador" e "The Green Mile"/"À Espera de um Milagre", tendo a estatueta sido atribuída a "Beleza Americana".

Hoje elejo como melhores filmes de 1999 "Beleza Americana", "Tudo Sobre a Minha Mãe", "O Fim da Aventura", "Magnólia" e "O Sexto Sentido". Caso estivessem em vigor as actuais regras, com dez nomeados, acresceriam "Chá com Mussolini", "Clube de Combate", "Os Rapazes Não Choram", "As Regras da Casa" e "O Talentoso Mr. Ripley". A estatueta iria para "Beleza Americana".

5 comentários:

MR disse...

Olá!
Tive de ir ver de que tratava O Sexto Sentido - já não me lembrava. Lembro-me que concordei com a atribuição a Beleza Americana. Seguem-se Tudo sobre a minha mãe e O Fim da aventura.
Há dias, APS falou, aqui ou no Arpose, de Graham Greene. Pois, O Fim da Aventura levou-me a reler o livro com outros olhos.

ana disse...

Ah que bom regressou!
Não vi todos os filmes que foca. Um dos que não vi e me despertou a atenção foi "Chá com Mussolini", não gosto da criatura mas deve ser relevante, talvez até tirasse alguns preconceitos. Vou tentar ver.
Já viu o Avatar? Gostou?
Em Coimbra ainda não consegui bilhete mas também porque se meteram outros filmes.
Interessante o seu post e concordo com a sua primeira escolha.

LUIS BARATA disse...

Curiosamente, ainda ontem à noite discutia com amigos os critérios da Academia Cinematográfica, sempre um tanto ou quanto insondáveis...

LUIS BARATA disse...

P.S. - E as tuas escolhas são perfeitas.

MR disse...

E este ano quem vai ganhar?