Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 5 de março de 2010

"Pedras que jogam " 2.

Para finalizar a viagem aos jogos de pedra resta só focar mais dois jogos: o Ludus Latrunculorum ou Jogo do Soldado e a Tabula.

Do primeiro temos este painel da Igreja de Nossa Senhora da Graça. O Jogo do Soldado surge referido pela primeira vez por Varrão (116-27 a.C), sendo o jogo no entanto mais antigo.Ovídio(43 a.C-17/18 d.C) também o menciona, referindo que as peças poderiam ser feitas de vidro de várias cores. O jogo foi muito popular entre os soldados, daí o seu nome, foi levado a todos os pontos do Império. É um jogo de estratégia militar, o tabuleiro é o campo de batalha.
x
Jogo do Soldado
x

O Jogo da Tabula foi um jogo muito popular nos primeiros anos do Império Romano e terá tido origem no Duodecim Scripta ou Jogo dos Doze em Linha. Segundo se conta "o Imperador Cláudio (41 a.C-54) tinha um tabuleiro cravado na sua carruagem para poder jogar durante as suas viagens
e o Imperador Nero ( 54-68) era também um grande entusiasta deste jogo. O tabuleiro da Tabula era dividido em 24 espaços distribuídos por duas filas. Parece que o actual Gamão nasceu a partir deste jogo.
x
Jogo da Tabula
x
Espero não ter sido maçadora nem muito periférica!

Sem comentários: