Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de março de 2010

Março ou Maio?


Em recente roda de amigos abordou-se ( já é habitual quando há nativos do mês presentes...) o tópico de Março ser o mês dos burros. Nunca tinha aprofundado a questão, e mesmo agora foi só perfunctoriamente, mas ao procurar uma explicação deparei-me com um ponto prévio: em algumas regiões do país parece que Maio é que é o mês deles. Diversidade fundada em dois costumes: os burros eram tosquiados em Março, mas vendidos nas feiras em Maio.
No âmbito desta "pesquisa" encontrei foi um sítio onde tudo o que diga respeito aos ditos animais é abundantemente tratado: http://www.burricadas.org/, pertencente à Associação de Preservação do Burro.

10 comentários:

MR disse...

Não é coisa que me tire o sono. Até os acho uns animais simpáticos. Estes. :)

LUIS BARATA disse...

Também não me incomoda o dito e até simpatizo com eles, os de quatro patas.

ana disse...

Acho estes bichos simpáticos. Foram muito badalados na literatura portuguesa, médicos/escritores e no famoso D. Quixote. :)

ana disse...

Desculpem, já agora, qual o animal de Janeiro?

MR disse...

Ontem, fui à tosquia...

MR disse...

Acho que é o dos gatos.

APS disse...

A nível rifoneiro ("voz do povo, voz de deus" [isto é uma provocação!...], o mês de Janeiro oscila entre a ovelha,o porco (bácoro e leitâo), a galinha (e o pinto), o lebre e o lebreiro, e a solha: há para todos os gostos - " venha o diabo e escolha!"...

ana disse...

Obrigada MR e APS

Aproveito para fazer uma correcção ao meu comentário leia-se qual é o animal...

Para APS,
Não provocou :); vou continuar a escrever Deus.
Quanto ao que diz o povo é bem estranho haver tanto animal. Para mim o melhor de todos é a lebre, acho-a fofa, como posso escolher, escolho esta. Preferia que fossem os gatos. Depois do que disse MR, lembrei-me de ouvir dizer que era o dos gatos. Se estes últimos fizerem parte do pacote então são os meus eleitos. :)

Obrigada!

Margarida Elias disse...

Tenho uma vizinha que faz anos em Março e já me tinha dito esta história dos burros. Fartei-me de pensar qual seria o motivo, e vim a descobrir aqui, no Prosimetron! Muito obrigada por me terem tirado esta dúvida. Eu sou de Novembro, por isso o ditado não me perturba, mas como também gosto de burros (de 4 patas), acho que, mesmo que eu fosse de Março, não me importava nada.

Anónimo disse...

Mês dos gatos