Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de junho de 2010

Flor de Junho

- Nigrette, um híbrido que é a rosa mais escura conhecida actualmente.
- Viridiflora, uma das rosas mais raras, praticamente uma rosa verde, que se conhece desde o séc.XVIII e terá surgido primeiro na China.


A flor de Junho é a rosa, que é muitas vezes elevada ao "trono das flores" por variadas razões, desde o seu perfume à beleza das muitas tonalidades com que se apresenta na natureza.
É na Europa, mais propriamente numa cidade alemã, Sangerhausen (Saxónia-Anhalt), que podemos visitar a maior colecção de rosas do mundo, um parque de 12 hectares aberto em 1903 , o Europa-Rosarium.
O belo parque, visitável todos os dias dos meses quentes, foi criado por uma associação que estava preocupada em salvar várias espécies que então estavam ameaçadas de extinção e ainda hoje cumpre tal missão: alberga cerca de 75.000 rosas, com cerca de 8.300 variedades e entre estas as mais raras de todas. Entre as várias centenas de chamadas "rosas raras", escolhi as duas que estão supra.
Também no Europa-Rosarium existe a maior biblioteca mundial sobre rosas.


3 comentários:

APS disse...

Obrigado, L.B.,até porque me fez lembrar a "Tulipa Negra" de A. Dumas(?) que li na infância-adolescência com redobrada emoção...
Deixei-lhe uma "coisinha" no sítio do costume.

ana disse...

São lindíssimas, não conhecia.A segunda é mesmo diferente.

LUIS BARATA disse...

Também fui fiel leitor dessa obra de Dumas e, como aconteceu noutros casos ( a vontade de saber o que era histórico em todo o "Ciclo dos Mosqueteiros" ), tal livro levou-me a querer saber mais sobre a História dos Países Baixos. Recentemente, falou-se nos jornais económicos sobre as túlipas: foram elas a causa do primeiro grande crash especulativo da história.
É que houve tempos em que um bolbo valia uma casa...