Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de junho de 2010

Coincidências...Da Ciência e da Arte!

Dennis Gabor foi laureado com o prémio Nobel da Física, em 1971, pela invenção e desenvolvimento da holografia.
Gabor nasceu em Budapeste, na Húngria, realizou os estudos na Universidade Técnica de Budapeste e depois foi para a Universidade Técnica de Berlim. Em 1933 deixou Berlim por causa da subida ao poder do Partido Nazi e foi viver para Londres onde faleceu em 1979.

Fiquei espantada e achei graça quando abri a página do Google e vi a efeméride pois, vinha colocar duas telas do pintor húngaro József Rippl-Rónai que vou visitar estas férias na viagem a Budapeste.

Auto-retrato de József Rippl-Rónai (1861-1927)
x

Mulher com Gaiola, 1892, Galeria Nacional Húngara, Budapeste.


A Galeria Nacional Húngara é um dos museus que vou visitar. Também está na lista o Museu Franz Liszt.

Liszt, Rapsódia Húngara nº 2 em Dó Menor

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Jantei ontem com duas amigas que tinham acabado de chegar de Budapeste e ainda estavam "ensopadas"- as maiores cheias do Danúbio nos últimos anos dadas as chuvadas que têm caído no país.
Eu se fosse a Ana levava mais "cash" do que é habitual já que conforme deve ter ouvido ontem o Governo húngaro anunciou a pré-falência do país...

LUIS BARATA disse...

E esquecia-me de dizer que gostei deste auto-retrato.

ana disse...

Olá Luís,
Pois é as notícias não são nada famosas...mas já marcámos tudo. Vou gostar de apreciar o Danúbio e ouvir pelas ruas os músicos que actuam no Verão.
Vou ver se apanho algum espectáculo, a ópera lá é famosa!
Bom sábado.

Margarida Elias disse...

As pinturas são excelentes. Não conhecia o pintor. Estive em Budapeste há 7 anos e aquilo é um bocado caro... Mas é bonito! Recomendo visitar a zona antiga e fazer um passeio no Danúbio. Detestei a comida, mas talvez tenha mais sorte. Se gostar de MacDonalds eles têm lá um muito bonito, num edifício Arte Nova (julgo que é de uma estação de comboios).