Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança


Por ocasião do Dia Mundial da Criança, optei por este quadro como vinheta, intitulado “The Balbi Children”, e já aqui apresentado oportunamente.
Esta obra, da autoria de Anthony van Dyck, retrata três fanciulli (rapazes), provenientes de uma família nobre de Génova. Deve o seu nome ao Palazzo Giacomo Balbi de que foi pertença até 1823. No entanto, são poucas as evidências a estabelecer a ligação entre os retratados e os célebres Balbi. Investigações mais recentes sugerem que os fanciulli sejam Cesare, Giovanni Benedetto e Angelo de Franchi, da família dos de Franchi portanto. As aves pretas, talvez corvos, encontram-se no brasão dos de Franchi. Neste pressuposto, tratar-se-ia dos filhos de Gerolamo de Franchi, cujo irmão, Federico, foi eleito Doge de Génova por dois anos em 25 de Junho de 1623. Assim, o quadro teria sido concluído precisamente nesse ano, no auge da família dos de Franchi.

Independentemente da origem pouco clara dos retratados, o quadro, com os seus rostos bem representativos do estilo de van Dyck, é um magnífico exemplo da riqueza e da beleza do guarda-roupa genovês da época. Os faciulli, ainda que pequenos, apresentam-se em vestuário de adultos.
O retrato encontra-se na National Gallery de Londres.

3 comentários:

MR disse...

Boa escolha! Espero as próximas, neste mês cheio de efemérides.

LUIS BARATA disse...

A escolha é realmente difícil em Junho, mês de muitos santos e festas e feriados...

ana disse...

Belíssimo!