Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Razão da viagem


A razão da viagem, caso fosse necessário haver uma razão, foi Caravaggio e Botticelli. A oportunidade de ver, numa penada, os maravilhosos quadros destes dois artistas separados por 100 anos.
Roma é a primeira etape.
Foi uma aventura ter conseguido entrar. Filas com mais de quinhentas pessoas com todas as marcações possíveis esgotadas.
Na Net descobriu-se que havia um Caravaggio Card que poderia abrir as portas. E lá se passou uma parte da manhã em busca de tão desejado cartão. Chegou-se à porta da Scuderie del Quirinale e em sete minutos estava-se na Exposição. Bendito dinheiro.

As cores de Caravaggio foram observadas de uma forma que nunca me tinha sido possível. Os quadros ganhavam vida com a nova iluminação. Já não estavam os de Florença... ficam para uma outra etape...
O meu quadro, desta exposição: A traição ou Beijo de Judas, aqui classificado como A captura de Cristo no Orto... talvez por causa do livro de Jonathan Harr.

National Gallery of Ireland (1602)

7 comentários:

c.a. (n.c.) disse...

Eu sei que é mau, é feio, é pecado, mas... que inveja!...

Jad disse...

Vou rever um quadro por si. Depois digo qual.

LUIS BARATA disse...

Achei graça ao "Bendito dinheiro"- não pela acumulação em si mesma, como no caso dos movidos pela ganância, mas pelo que pode proporcionar.

APS disse...

E eu a pensar que tinham ido a Roma para retribuir a visita de Sua Santidade...

ana disse...

Este quadro é belíssimo. Tenho pena de ainda não o ter visto ao vivo.
Para mim, Caravaggio tem nesta faceta sagrada, das melhores telas que até hoje vi. Precisamente por causa da luz, dos contrastes e das expressões!

ana disse...

Também gostei de ler o Jonathan Harr.

c.a. (n.c.) disse...

Grato. Sempre é um consolo...