Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de junho de 2010

Um quadro por dia - 63

Castello Brancaccio, San Gregorio da Sassaola, província de Roma, desde 1991 propriedade municipal.
Palazzo Brancaccio, Roma, actualmente sede do Museu Nacional de Arte Oriental.

Francesco Gai, O Rei Humberto e a Rainha Margarida de Sabóia em visita aos Príncipes Brancaccio, 1886, óleo sobre tela, Museu de Roma.


Podia ter sido o quadro de ontem, já que foi ontem que o recebi pelo correio, mas ficou para hoje- vicissitudes do esquecimento de verificar a caixa do correio.
Trata-se de uma tela que retrata um tema que atravessa a História da Pintura: as visitas dos soberanos aos seus grandes súbditos. No caso, a visita de Humberto I e de Margarida de Sabóia ( assim chamada porque pertencia a um ramo cadete da Casa de Sabóia, logo prima de Humberto ) aos Brancaccio, uma família de origem napolitana que deu vários cardeais à Igreja, generais etc.
Tenho quase a certeza que a cena que o pintor fixou na tela decorreu nos jardins do Castello Brancaccio, pois em termos de datas coincidiria com obras realizadas conforme informação que colhi da Internet, sendo sabido que quase sempre previamente a visitas reais ocorriam renovações, embelezamentos ou apenas grandes limpezas...
Relativamente ao antiquissimo Castello Brancaccio ( séc.X ), as obras teriam sido de vulto proporcionadas também pelo casamento do então príncipe com uma rica herdeira nascida nos Estados Unidos- dourar o brasão, prática muito comum no séc.XIX...
( E é mais um postal para a colecção. Obrigado aos prosimetronistas romanos )

1 comentário:

MR disse...

Até aprendi umas coisas. Obrigada!
Hoje, em Roma, também houve um encontro entre Soberanos.