Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 3 de junho de 2010

3 de Junho de 1963

A 3 de Junho de 1963, falecia João XXIII aos 81 anos.

Seu pontificado curto foi considerado um “ponto de partida” para uma renovação da Igreja Católica. João XXIII delineou novos padrões teológicos, sociais e políticos, o que culminou na realização do Concílio Vaticano II. entre 1962 e 1965. Defendeu a misericórdia como máxima em oposição ao castigo ou à severidade.
O sofrimento do Sumo Pontífice durou 83 horas, até sucumbir pelas 20h nessa segunda-feira. A recognitio, ou seja o acto cerimonial de verificação da morte da Papa, terminou na fórmula tradicional “Vere Papa Johannes XXIII. mortuus est”, que, uma vez anunciada, conduziu a que centenas de milhares de fiéis acorressem à Praça de S. Pedro para manifestar o seu luto.

João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli), um dos mais queridos Papas do século XX, nasceu numa aldeia próxima de Bergamo a 26 de Novembro de 1881, no seio de uma família humilde de lavradores. Foi eleito Papa em 1958.

Por ocasião desta efeméride, dedico a nova vinheta a este grande Homem, e a todos que actualmente se encontrem por terras romanas ….

4 comentários:

ana disse...

Interessante!
Será uma nova rubrica?
É prometedora. :)

MR disse...

Obrigada, Filipe!
Vamos iniciar uma nova jornada romana.

Anónimo disse...

Fazia falta outro João XXIII.

Anónimo disse...

Em Roma, faço um pensamento por si!
J.