Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vincenzo Campi!

Nas férias tenho de fazer transbordo em Milão e vou aproveitar para visitar Vizenco Campi (1575-1600) na Pinacoteca de Milão. Não sei se encontrarei este primeiro quadro mas o segundo vou encontrar. São interessantes os pormenores que o pintor observa e coloca nas suas pinturas. Não sou muito apreciadora deste tema. Gosto de quadros que contam várias histórias e é nesse sentido que gosto dele. Acima de tudo, houve um detalhe que me fascinou que foi a opção de colocar as rosas a embelezar.
Restam algumas dúvidas: as rosas terão sido escolhidas pela retratada ou terá sido a sensibilidade de Vicenzo Campi que ali as colocou? Seria uma forma de tornar os produtos apelativos usual na época?
x
Vicenzo Campi: The Fruit Seller, 1580's, Private collection



Detalhe, rosas no meio das favas.



Vicenzo Campi: The Fruit Seller, 1580

Pinacoteca di Brera, Milan

4 comentários:

Margarida Elias disse...

Que bonito! E os detalhes são uma maravilha!

ana disse...

Obrigada Margarida!

MR disse...

Só não pus a Vendeira de Fruta, de que a Ana colocou um detalhe, nas 'minhas' Frutas porque em Outubro ou Novembro passado fiz um post com os quadros de Campi, que se encontram na Pinacoteca de Brera, em memória do meu amigo JP.
Os quadros são lindos, Ans, mas se não é muito spreciadora...

ana disse...

MR,
Gosto do quadro no sentido que me dá informações sobre a época, mas gosto mais dos detalhes do que do geral.
Fui ver os quadros que colocou.
Obrigada. :)