Prosimetron

Prosimetron

domingo, 9 de janeiro de 2011

Defender os interesses de uma minoria.

Mário Silva : Biblioteca (2000)
óleo sobre tela

Estávamos felizes [...] por podermos comparar as reacções das nossas visitas ocasionais, diante de um espectáculo que as surpreende. Depois dos «oh!» e dos «ah!», chegam infalivelmente as mesmas perguntas: «Quantos livros é que tem?» «Leu-os a todos?» «Como é que encontra aqueles de que precisa?», etc. A nós, o que nos espanta, quando entramos na casa de alguém, é a ausência de livros, ou o aspecto ético da Biblioteca de um confrade, ou então ver os volumes perfeitamente arrumados, às vezes protegidos por vidraças, e que sabem estarem ali apenas para impressionar.
No fim do serão, com a ajuda da vodca, pusemo-nos a imaginar uma associação dos proprietários de bibliotecas com mais de 20 000 títulos - precisamente o número que comportava a biblioteca do Professor Ermanno Finzi-Contini, no romance de Giorgio Bassani [
O Jardim dos Finzi-Contini] -, associação que se encarregaria de defender os interesses desta nossa ignorada minoria.
Jacques Bonnet, bibliotecas cheias de fantasmas, Lisboa, Quetzal, 2010, p. 19

4 comentários:

APS disse...

Gostei!

ana disse...

MR,
Já colocou um outro trecho deste livro que me parece bastante interessante!
Agora tenho uma pilha de livros para ler e não sei para onde me virar. A minha biblioteca está um caos, livros por todo lado empilhados no chão, alguns não li porque não eram meus e ainda estão na pilha para ler.
Não sei o número de livros que temos cá em casa, nunca tive tempo para criar uma base de títulos. No entanto, não tenho tantos como "Bibliotecas cheias de fantasmas".
Gostei deste excerto e da questão "Leu-os a todos?"...
Adoro bibliotecas porque os livros podem perturbar mas não nos fazem mal!
Os fantasmas também são inofensivos porque saem dos livros mas entram neles logo que se acabam de ler.
Desculpe o longo comentário.
Boa noite!

MR disse...

Já somos pelo menos três, aqui no blogue, os leitores deste livro.
Ainda tenho um outro excerto guardado que colocarei um dia destes.
Adorei este livro.

MR disse...

E gostei deste quadro do Mário Silva.