Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bom dia com El Greco!

Bom dia a todos!

Gozar as férias é para mim conhecer e só depois dar as boas vindas ao mar. Toledo foi o local escolhido, o motivo: ir à procura de El Greco. Agradeço a MR as informações úteis que me deu. Lançado o propósito da viagem cabe-me partilhar o quadro que mais me agradou. Vi muitos outros que contentaram os olhos mas "La Vista y Planos de Toledo" foi o que mais mexeu comigo.

Porquê? Para além de mostrar Toledo e a sua topografia, documentada na representação do jovem que destaca o documento, há uma nuvem que me intriga.

Porquê a existência da nuvem? Qual é a sua função neste belo quadro onde o azul é uma das cores dominantes?

Uma descrição que encontrei no museu dá a seguinte explicação:

«(...) a partir desta vista El Greco representa alegóricamente el glorioso pasado de la ciudad de Toledo. Asín enfatiza su pasado romano mediante la representación de un diós fluvial, que derrama el agua y simboliza o rio Tajo. Además muestra su carácter de lugar favorecido por la divinidad con representación del milagro de la aparición de la Virgen para imponer la casulla a San Ildefonso, obispo visigodo de Toledo».
A explicação ainda não me satisfez.

Doménikos Theotokópoulos, El Greco, detalhe de Vista e Planos de Toledo, 1604-14
Casa Museu El Greco, Toledo, Espanha

Detalhe, deus fluvial derrama a água do rio Tejo



A expressão do jovem reflecte um pouco a sua alma, o sorriso possivelmente mostra o maravilhamento.


A topografia da cidade.

2 comentários:

Joana disse...

Bom dia,

Ana, El Greco é dos meus pintores de eleição e Toledo uma cidade magnífica!!! Espero que tenha aproveitado tudo. :)))))))


Jinhos.

ana disse...

JJ,
Obrigada. Gostei muito de Toledo, do calor, da cor, da atmosfera intramuros, da interferência das três culturas, cristã, judaica e muçuimana. É uma cidade peculiar.
Tudo nunca se aproveita mas desfrutei o máximo possível, sim.
Bjs. :)