Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de agosto de 2011

Rostos da Renascença


Os Museus Estatais de Berlim, sob a égide da Fundação do Património Cultural Prussiano, organizaram em conjunto com o Metropolitan Museum de Nova Iorque uma exposição única, dedicada à arte do retrato italiana do período renascentista. Desde quinta-feira passada, mais de 150 obras da autoria de 40 artistas italianos convidam o público a visitar o Bode Museum, situado na bela ilha dos museus da capital alemã. Cerca de 50 museus, entre eles, o Louvre, a National Gallery de Londres e os Uffizi florentinos, emprestaram alguns dos mais notáveis exemplos de retratos como contributo para esta iniciativa.

Os primórdios da arte do retrato, como género artístico próprio, remontam ao século XV. Em Itália, desenvolvem-se rapidamente formas e estilos diversos de retratar a mulher na sua beleza, o aristocrata, o militar ou o comerciante rico. Em quadros de pintura, bustos, desenhos ou moedas, eternizam-se personalidades anónimas ou conhecidas na época.
O percurso pela exposição testemunha esta evolução e evidencia, em três grandes secções, as particularidades dos diferentes centros de arte italianos: em Florença, enquanto metrópole importante de comércio, surge o ideal da bellezza feminina, e nascem os retratos intemporais dos poderosos Medici. Nas cortes dos príncipes e condottieri, reproduz-se o gosto selecto, bem como o conceito humanista de então. Veneza, por último, adopta a arte do retrato mais tarde, dando então uma importância de destaque ao retrato.
As obras de Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Mantegna, Pisanello, Antonello da Messina e outros, poderão ser visitadas até 20 de Novembro.


Imagens: A famosa "Dama con l'ermellino" de Leonardo da Vinci, retrato de Battista Fiera de Lorenzo Costa

3 comentários:

MR disse...

Deve ser uma beleza.

Isabel disse...

Que inveja de quem pode ver.

Jad disse...

E depois na América.