Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coco Chanel colaboracionista

Hal Vaughan (1928-), repórter americano e correspondente na Europa, Médio Oriente e Sudeste Asiático, desde 1957. Serviu no exército americano durante a II Guerra Mundial e na Coreia, tendo estado envolvido em operações da CIA. Vaughan é autor de Doctor to the Resistance, a história de um cirurgião americano e sua família na Paris ocupada, e de FDR's Twelve Apostles: the spies who paved the way for the invasion of North Africa.
Durante anos, Hal Vaughan investigou arquivos pessoais, policiais e judiciais, nos Estados Unidos e na Europa, a fim de escrever este Sleeping with the enemy.

A vida de Coco Chanel durante os anos de 1941 a 1954 esteve envolta em secretismo, durante mais de 50 anos. Neste livro, Vaughan desvenda o relacionamento da estilista com Spatz, o barão von Dincklage, sempre apresentado como um playboy, jogador de ténis e diplomata alemão, mas que era um espião nazi, que reportava directamente a Goebbels. O livro revela que Coco Chanel era a agente F-7124 da Abwehr. E conta também como ela conseguiu, depois da guerra, dar a volta por cima, apresentando-se como uma heroína francesa.
Não li, mas estou com vontade de o fazer.

Sem comentários: