Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Letra para um Fado

LETRA PARA UM FADO

Não há flor de verde pino que responda
a quem, como eu, dorme singela.
O meu amigo anda no mar e eu já fui onda,
espraiada a seu gosto, alteada em procela!
Jardim da Sereia, Coimbra
++++++++++++Soubera eu do meu amigo
++++++++++++E não estivera só comigo!

Pesa-me todo este corpo, que é o meu
represado como água sem destino.
Anda no mar o meu amigo, ó verde pino,
ó verde mastro da terra até ao céu!

++++++++++++Soubera eu do meu amigo
++++++++++++E não estivera só comigo!++

Que onda redonda eu era para ele,
quando, fagueiro, desejo nos levava,
ao lume de água e à flor da pele,
pelo tempo que mais tempo desdobrava!

++++++++++++Soubera eu do meu amigo
++++++++++++E não estivera só comigo!

E como, da perdida donzelia,
arranquei para aquela tempestade
onde se diz, duma vez, toda a verdade,
que é, a um tempo, verdade e fantasia!

++++++++++++Soubera eu do meu amigo
++++++++++++E não estivera só comigo!

Quem sou agora, ó verde pino, ó verde mastro
aqui prantado e sem poderes largar?
Na mágoa destes olhos, só um rastro
Da água verdadeira de outro mar...

*************Soubera eu do meu amigo
*************E não estivera só comigo!

Alexandre O' Neill, Anos 70, poemas dispersos. Lisboa: Assírio e Alvim, 2009, p. 47-48

7 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Publiquei hoje a homenagem à canção de Coimbra, ana

Beijinho

ana disse...

É bom levar a nossa cidade ao mundo.:)
Beijinho, Pedro.

MR disse...

Já não me lembrava desta 'cantiga de amigo' do O'Neill.
Bom dia!

Cláudia Ribeiro disse...

Bem bonita!
Desconhecia que Alexandre O'Neill tinha este género na sua obra...

Um beijinho e bom feriado.:))

ana disse...

Bom dia, MR!
Encontrei o livro nas limpezas e este poema, quanto a mim, é um dos melhores talvez por evocar D. Dinis. :))

Cláudia,
Veja só, reencontrei-me com ele devido às limpezas, é um livro curioso. Este é já a 2ª edição, a 1ª foi em 2005. :))

Beijinho e bom feriado para todos. :)))

MR disse...

Ana, eu até tenho o livro. Talvez quando arrumar a poesia (o que ainda não acontecia) o folheie. :)
O O'Neill é um dos poetas que mais releio.
Bom dia!

MR disse...

(o que ainda não acontecia) = (o que ainda não aconteceu)