Prosimetron

Prosimetron

sábado, 17 de agosto de 2013

Maria Keil: De Propósito

Autorretrato.
Família de José Gomes Ferreira.
Painel de azulejo.
Lisboa, Museu Nacional do Azulejo 
Sem título, anos 40
Col. Família Palma de Melo
(Lembra a lebre de Dürer) 
Estudos para pintura alusivas às comunicações para os CTT do Funchal, 1942
Col. particular 
Mobiliário desenhado por Maria Keil para as Pousadas de Portugal. 
Outro mobiliário desenhado por Maria Keil. 
Pescador da Barca Bela
Tapeçaria de Portalegre, 1949
Col. Richard Donald Lewis  
Cartões e uma tapeçaria. 
Autorretrato que se encontra no final da exposição.

Magnífica exposição sobre a obra de Maria Keil. Dado que já por diversas vezes coloquei ilustrações de MK e azulejos do Metro de Lisboa, neste blogue, escolhi outras áreas em que ela é menos conhecida.
O catálogo sairá em setembro.

Na Cidadela de Cascais até 27 out.

9 comentários:

Jad disse...

Muito boa.

APS disse...

O coelho (?) lembrou-me a "Lebre", de Dürer...
Bom fim-de-semana!

MR disse...

O coelho não tem título mas a mim tb me lembrou a lebre de Dürer. Até o escrevi debaixo da legenda... :) Só que nesta versão do blogue o corpo de letra para as legendas é mínimo. Acho que vou deixar de fazer diferença entre os corpos de letra do post e das legendas... :(

Isabel disse...

Não sabia que também tinha desenhado mobiliário.
Estou ansiosa por ir ver, já que esta é uma das que certamente poderei ver.

Gostei muito das suas fotos.

Bom sábado!

ana disse...

MR,
Gostaria de visitar esta exposição também. Só que quando vou a Lisboa tenho horas para ir para a Católica. Será que uma manhã dará?
Sair do comboio e apanhar outro para Cascais. Já há anos largos que não vou a Cascais de comboio.:))
É uma pena os catálogos saírem sempre após a abertura da exposição.
Gosto muito dos desenhos dela. :))

MR disse...

O comboio Lisboa-Cascais leva 30 minutos. Da estação à Cidadela, a pé, demora uns 10 minutos.
Veja o horário porque não sei se abre às 10h00 se às 11h00.

João Menéres disse...

Uma artista eclética !
Não estou recordado de ver em alguma Pousada esse mobiliário.
Sabe onde esteve ?

Excelente homenagem e só posso agradecer.

Aguiavoadora disse...

Maria Keil nasceu no ano da primeira guerra mundial, passou parte de sua infância com os fatos da guerra.Mesmo assim pintou e pintou

MR disse...

João Menéres, acho que é da Pousada de S. Lourenço em Manteigas