Prosimetron

Prosimetron

sábado, 17 de agosto de 2013

Um escritor controverso

Nasceu em 17 de Agosto de 1907, em Castres, de uma família originária de Salsein, nos Pirenéus, parecendo ser aparentado com o escritor Alain Peyrefitte, cujos antepassados tinham origem também nessa aldeia ( Alain, nascido em 1925, chamava-se Roger Antoine mas mudou o nome devido à controvérsia que envolvia o seu homónimo).

 
Roger  Peyrefitte, homossexual assumido, começou por ser diplomata, que abandonou em 1940, mas com 33 anos publicou o seu talvez mais conhecido romance, Les amitiés particulières, que obteve o prémio Renaudot em 1945,  e originou o filme com o mesmo título em 1946, dando início a uma extensa obra literária. E ao escândalo, devido à temática homossexual que perpassa pelos seus livros. Mas também do ataque violento à Igreja e ao Papa, na altura Pio XII, apesar de ter estudado em colégios católicos. Curiosa e paradoxalmente morreu com 93, em 2000, anos não sem ter recebido antes os Últimos Sacramentos. Igualmente foi motivo de escândalo a revelação de práticas e segredos da vida diplomática nos seus livros Les Ambassades de 1951 e La fin des Ambassades, de 1953.
Muito conhecido é também o romance  L' exilé de Capri, sobre o exílio do Barão Jacques d´'Adelswärd- Fersen (também escritor e poeta que teve de fugir ao escândalo da sua homossexualidade e viveu com o companheiro 20 anos em Capri).
 






É menos conhecida e citada a sua trilogia sobre Alexandre o Grande -La Jeunesse d'Alexandre, 1977, Les Conquêtes d'Alexandre, 1979 e Alexandre le Grand, 1981 - que é, na minha opinião, uma extraordinária obra de ficção biográfica e que bastaria para o inscrever na história da literatura francesa do século XX.
Conhecido por defender, sobretudo na época em que escreveu, a  sua orientação sexual, é justo que se reconheça o excelente escritor que está muito para além dela.

3 comentários:

MR disse...

Li há muitos anos um livro dele intitulado Os americanos.
Era conhecido pela sua língua afiada. Curiosamente, anteontem estive a ler umas apreciações dele sobre Frederica e Paulo da Grécia.
Talvez tente ler o livro sobre Alexandre, o Grande.

ana disse...

Nunca li nada dele e gostaria de ler o livro que se passa em Capri, ilha para mim especial.
Vou procurar na biblioteca.:))
Boa tarde.

Jad disse...

Li e adorei Les fils de la lumière. Livre de poche, 1966.