Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Praias e lugares da minha infância -7


 
Cascais era um destino de fim de semana, geralmente domingo. O meu pai adorava Cascais e, naquilo a que eu e a minha irmã chamávamos " o passeio dos tristes", mal rompia o bom tempo, lá iamos de comboio a caminho de Cascais. A viagem era engraçada, vendo a vista através das janelas, com o meu pai  a indicar-nos aspectos que, como crianças, nos escapariam, contando a história e histórias.

                                         Vista da Torre do Bugio, a caminho de Cascais 
 
Depois, era ou um passeio até à Boca do Inferno - e foi a primeira vez que ouvi falar de Fernando Pessoa a propósito de Aleister Crowley e da sua encenação de desaparecimento - ou, a maior parte das vezes, ao Parque Marechal Carmona, que se chama hoje da Gandarinha, porque resulta do parque mandado fazer pelo Visconde da Gandarinha a que se juntou em 1944 o jardim do Palácio dos Condes de Castro  Guimarães, que num passeio visitei.                                                   

Boca do Inferno
 
 Parque da Gandarinha
  
No Parque havia, por essa altura, julgo que à solta ou preso apenas com uma corrente, um macaquinho muito engraçado, com quem brincava. Chamava-se Johnny e como eu sou João, quando me queriam arreliar chamavam-me "macaco Johnny". E eu afinava.
Depois descíamos desde a Cidadela, que ainda era a residência oficial  de Verão do Presidente da República, até ao Hotel Baía. Numa daquelas casas apalaçadas do século XIX, ou início do século XX, que ladeiam a rua da baía, existia um restaurante chiquíssimo, a Casa da Laura, onde os meus pais jantaram no seu primeiro dia de casados. Olhava reverentemente para a casa quando ali passava, nem sei bem porquê.

 Vista da Praia dos Pescadores com o Hotel Baía
 
Seguia-se o lanche, geralmente na esplanada, vendo a maravilhosa panorâmica da baía, cheia de barcos e a azáfama na Praia dos Pescadores.
 
Praia da Rainha
 
Nunca me lembro, de nesses tempos, ter posto os pés na praia, de que o meu pai não gostava muito. Só muito mais tarde, com primos e amigos, fui algumas vezes à Praia da Rainha e conheci bem o resto da vila.

7 comentários:

LUIS BARATA disse...

Bela evocação da Cascais de outros tempos!

MR disse...

Eu tb sou do tempo do passeio dos tristes, em que ao longo do percurso lá nos iam contando umas histórias e umas pequenas histórias.
Os meus passeios variavam entre Cascais, Guincho, Cabo da Roca, Sintra, Malveira, Mafra, Ericeira.
As praias que mais frequentei na minha infância foram Parede (Avencas) e Carcavelos. Depois passou a ser Cascais: Rainha e Conceição.
Há dias, quando fui a Cascais, vi a Praia dos Pescadores cheia de gente. Nessa época era interdita a banhos.

MR disse...

JMS, no seu passeio até à Boca do Inferno devia passar frente à casa do rei Humberto de Itália...
Disseram-me, há dias, que está transformada num hostel e que tem sido um sucesso. Imagino, com aquela localização!...

ana disse...

Muito bonita esta postagem. Só não conheço o Parque da Gandarinha.
Que giro existir um macaquinho.
A história que contou é deliciosa. :))
Memórias queridas. :))
Bom dia!

João Mattos e Silva disse...

Os meus "passeio dos tristes" eram de transportes públicos porque o meu pai não guiava nem tinha carro e a minha mãe teve, em solteira, o motorista do meu avô. Depois passou a "brincar aos pobrezinhos" :))
Passava, passava. E hoje é um hotel de 5 ou mais estelas. A vista também se paga.

Ana Venâncio disse...

Gostei de ler o seu post. Por vezes vou lanchar à antiga casa do rei Humberto de Italia. :)

João Menéres disse...

Belo post !