Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Apontamentos artísticos

Pesaro, cidade natal de Gioachino Rossini, dedica todos os anos um festival ao seu mais célebre filho. A edição deste ano do Rossini Opera Festival contará, entre récitas de várias óperas do compositor, com uma produção grandiosa de Guilherme Tell: cinco horas de espectáculo, a decorrerem no Adriatic Arena, destinadas à execução integral segundo o libreto original em francês, sob a direcção de Graham Vick. Até 23 de Agosto.


Ancona, mais uma localidade junto ao Mar Adriático, apresenta-se este mês como ponto de encontro de culturas que se desenvolveram ao longo dos séculos à volta deste braço do Mediterrâneo. Celebra 2.400 anos de existência e aproveita esta efeméride para realizar a 7. edição do Festival Internazionale Adriatico Mediterraneo, um festival trans-adriático que reune artistas de diferentes países, com especial destaque para a Croácia que entrou na União Europeia recentemente. Toda a cidade de Ancona empenha-se neste acontecimento: O Arco de Trajano acolhe concertos de jazz, a Igreja de Jesus a música clássica e a Marina Dorica a música popular e folclórica. De 24 a 31 de Agosto.


Até 3 de Novembro, decorrerá uma exposição intitulada Il Gran Principe nos Uffizi de Florença. Para assinalar o tricentenário da morte de Ferdinando de' Medici (1663 - 1713), figura absolutamente chave  na história dos Medici e um dos maiores colecionadores e mecenas artísticos da História Universal, a Galleria florentina pretende evidenciar a complexidade do interesse e do gosto do Gran Principe pelas Artes, bem como a abordagem inovadora deste Medici que incentivou músicos, escritores, pintores e escultores de toda a Europa a fixarem-se na capital toscana entre o final do século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.  

 

2 comentários:

ana disse...

Filipe,
Que maravilha de apontamentos. :))
Obrigada pela partilha.
Boa noite!:))

MR disse...

Nada mau...
Boa noite!