Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ainda os Jogos de Pequim


" (...) - O que é que falhou?
-Sabemos o que não falhou: as condições e os apoios dados aos nossos atletas. Nunca houve tantas pistas e piscinas para treinar, tantas bolsas, estágios e apoios à preparação olímpica. É o que dizem os próprios atletas.
- E os resultados não melhoram porquê?
- Para perceber isso temos de olhar para o nosso país. Somos, na Europa, o povo com as menores taxas de actividade física e desportiva. E essa realidade vai limitar sempre tudo. Podemos fazer um grande esforço na preparação concreta dos nossos melhores atletas, mas eles serão sempre o reflexo da nossa sociedade. O que é preciso fazer é pôr o país a mexer. "

( VISÃO, 28 de Agosto de 2008, entrevista a Rosa Mota )

Concordo inteiramente com as afirmações de Rosa Mota neste breve excerto de uma entrevista que merece ser lida, e que pressagia que efectivamente Rosa Mota estará na corrida para suceder a Vicente de Moura na presidência do Comité Olímpico Português.
Efectivamente, Rosa Mota tem razão- nunca houve tantos equipamentos desportivos, tantos apoios como existem actualmente, ou seja nessa parte tem sido feito o possível à nossa escala.
Basta pensar no que foram as condições de que dispuseram a própria Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernando Mamede ou Aurora Cunha, para só falar do atletismo, e compará-las com as presentes para ter a noção de que estes atletas que mencionei foram uns verdadeiros heróis desportivos.
Vicente de Moura cumpriu o seu ciclo, para o bem e para o mal, e está na altura de se retirar, como ele próprio anunciou, antes da vitória de Nelson Évora...

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à Rosa Mota. Pode ser que a leiam e a escutem...

Miss Tolstoi disse...

A Rosa Mota parece ser uma pessoa fantástica.
Acho que o COP ficaria bem entregue.