Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Rei louco da Baviera


Nasceu em 25 de Agosto de 1845, em Munique. Foi Rei da Baviera. Chamou-se Ludwig Otto Friederich Willelm von Witeslbach e ficou na História conhecido como o “Rei Louco da Baviera”. Consideram-no hoje alguns historiadores e, em geral, os bávaros, apenas como um excêntrico, um sonhador com a história mítica de uma grande nação alemã, para cuja concretização contribuiu apelando aos reinos de língua alemã para se unirem à Prússia, e aceitando a integração do seu reino na Alemanha gizada por Bismark. À sua extrema sensibilidade ficaram a dever as artes o apoio e o empenho apaixonado, particularmente a música de Wagner, que sem ele poderia não ter dado vida a grande parte das obras que compôs.
Misantropo, misógino, viveu recolhido num mundo de sonho e fantasia, nos castelos e palácios de contos de fadas que mandou construir, Linderhof, Herrenchiemsee e Neuschwanstein.
Destituído das suas funções em 1886, internado no palácio de Berger, apareceu morto por afogamento no Lago contíguo, Stamberger, em 13 de Junho desse ano.

6 comentários:

LUIS BARATA disse...

E a verdade é que os seus castelos e palácios são hoje a principal atracção turística da Baviera,logo um grande contributo para a economia do Land.

Anónimo disse...

Gosto do filme do Visconti.
M.

Anónimo disse...

Também gosto do filme do Visconti.
A versão que passou nos cinemas sofreu um corte de 2 horas.

Existe um DVD duplo, Ludwig – A Paixão de um Rei, onde pode ver a versão integral do filme (quatro horas). O DVD inclui, para além dos bastidores das filmagens, fotografias dos castelos construídos por “Ludwig”.

Anónimo disse...

Passou há pouco na Cinemateca a versão de 4 horas.
Tenho esse DVD, mas não é filme para ser visto em casa. Aliás, nemhum é.
M.

Anónimo disse...

De facto, não há nada como o ecrã gigante e o efeito sonoro de uma sala de cinema!

Anónimo disse...

Esta figura historica torna-se hoje quase tão mitica quanto seus castelos de fantasias. Que segredos guardam esta historia?