Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de agosto de 2008

Sobre um assunto delicado...


Charles Fourier ( 1772 - 1837 ) , é um dos pais do socialismo utópico e um escritor prolixo. Entre as suas obras conta-se o Tableau Analytique du Cocuage, provavelmente escrito em 1808, mas apenas publicado na íntegra em 1924, muito depois da morte do autor, até porque os seus discípulos sempre acharam que este escrito manchava a obra do pai do falansterismo.
Aqui ficam alguns exemplares da lista de Fourier, estes extraídos da primeira parte da obra e que são tipologias perfeitamente actuais... :
" Nº3. Cornudo imaginário é aquele que ainda o não é e fica desolado crendo sê-lo. Tal como o presumível, sofre do mal imaginário antes do mal real. Moliére retratou-o numa das suas peças.
Nº12. Cornudo absorto é o que a torrente de afazeres afasta continuamente da esposa a quem não pode dispensar alguns cuidados; é forçado a fechar os olhos aos que são dispensados por um amigo discreto da casa.
Nº23. Cornudo convertido ou reconvertido é o que primeiro faz algazarra e se habitua dificilmente á armação, mas que é reconduzido à razâo e acaba por gracejar com a coisa e se consola com os outros.
Nº31. Cornudo respigador ou banal é o que vem humildemente tomar parte no bolo e corteja calorosamente a sua cara metade para obter dela o que ela concede a tantos outros, depois do que ele vem modestamente apanhar os restos. "

Charles Fourier, Dos cornudos : suas espécies e tipos, trad. Helder Guégués, Cavalo de Ferro Editores, 2004.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma novidade para mim, não conhecia o seu sentido de humor negro!

Anónimo disse...

Também desconhecia, mas aguçou-me o apetite.
M.

LUIS BARATA disse...

Também fiquei surpreendido com esta vertente do Sr.Fourier, que apenas conhecia da Ciência Política.São 72 esboços completos de tipos de cornudos, e mais alguns de que apenas conhecemos os títulos mas sem definição.
Outra proposta de Fourier: a institucionalização da poligamia.