Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Alfabeto Musical Clássico : G

GERSHWIN
George Gershwin (Brooklyn-New York, 1898; California, 1937)

Um génio raro. Compositor versátil. Para fugir à Rapsódia em Azul coloco três ritmos diferentes.
Gershwin por Gershwin, embora o vídeo diga 1943, foi gravado em New York, em 1931:


Pela Berlin Philharmonic (2008), tendo como maestro Sir Simon Rattle:
Cuban Overture I

Cuban Overture II


The Man I Love, 1924, tocado por Mariangela Vacatello


E espero que gostem tanto de Gershwin, como eu.
Devo confessar que fiquei surpreendido, ontem ao jantar, quando perguntei quem era o meu compositor para hoje, um dos meus amigos, LB, respondeu de imediato e sem hesitar: Gershwin! Só pode ser Gershwin! Acertou, mas também poderia ser Gounod!

5 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Thanks!

Anónimo disse...

Estava à espera de Gershwin. Também, pensei no Gounod que adoro. Contudo, pensei Gounod tem muitas composições para "canto" e não me parece que este post siga esse objectivo.
Muitas graças
Bom dia!
A.R.

LUIS BARATA disse...

Pois é, ir conhecendo os gostos é um "efeito secundário" das amizades. Provavelmente, eu teria escolhido Grieg, de que gosto particularmente.

Anónimo disse...

Luís Barata também gosto muito de Grieg.
Aqui fica para que o alicie a trazer de volta a Filosofia.

http://br.youtube.com/watch?v=GUKRBeG-sGQ&feature=related
A.R.

LUIS BARATA disse...

A.R. : Obrigado pela dica. Realmente, a Filosofia tem estado um pouco ausente. Tenho estado mais entusiasmado com outros saberes, e estou a ser ingrato.