Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Obama e Alienor de Aquitânia



Antes que julguem que me "passei" de vez, esclareço qual a ligação entre estas duas personalidades aparentemente tão distantes uma da outra: é a mesma que nos pode ligar a nós- a genealogia. Como sabem os mais habituados ao tema, se há coisa a que alguns genealogistas não resistem é fazer a genealogia de uma figura pública emergente, no caso o Presidente-Eleito Barack Obama. E conseguiram remontar, pelo lado da mãe de Obama, até à Idade Média, estabelecendo como antepassado do novo Presidente americano um aristocrata inglês- Richard Fitzalan, 10º Conde de Arundel, e é por este que Obama descende de Alienor de Aquitânia, uma das mulheres mais famosas da Idade Média, sucessivamente Rainha de França e de Inglaterra, mãe de Ricardo Coração-de-Leão e de João Sem-Terra, filha do último Duque soberano da Aquitânia. E descendendo da famosa Alienor, Obama descende também dos Capetíngios.
Para além desta famosa antepassada, Obama é também primo distante dos presidentes Truman e Bush ( pai e filho...) , e de Isabel II de Inglaterra. Os seus ascendentes maternos têm raízes na Grã-Bretanha, Irlanda, França, Alemanha e Países Baixos.
Mas não se pense que apenas foi estudada a ascendência materna de Obama- do lado paterno, e baseada na tradição oral africana, chegou-se até um certo Miwuru, 12º avô de Barack Obama.
Para quem quiser saber mais : http://www.wargs.com/political/obama.html