Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Entre Deuses e Homens" no Museu do Prado

O Museu do Prado, em Madrid, apresenta até ao próximo dia 12 de Abril a exposição "Entre Deuses e Homens", que reúne um conjunto de esculturas greco-romanas das colecções do Prado e do Albertinum, em Dresden.

Ambas as colecções resultam do interesse de coleccionadores barrocos e neo-clássicos, incluindo versões romanas de estátuas gregas e originais gregos, destacando-se o Zeus de Dresden e o Efebo de Dresden, réplicas romanas da Atena Lemniana de Fídias, vários sátiros de Praxíteles e a Ménade de Dresden.

Zeus de Dresden, réplica romana


À entrada da exposição encontram-se 8 musas, dispostas numa meia lua, adquiridas pela Rainha Cristina da Suécia, e que estavam no seu palácio de Roma. O efeito é imponente e resulta particularmente bem. Outro toque feliz é o enquadramento da temporária na colecção do Prado, permitindo ao visitante continuar o mergulho na estatuária greco-romana por mais uns momentos.

Uma última simpatia é o horário - a exposição (bem como o Museu) está aberta até às oito da noite, o que permite sair um pouco mais cedo do escritório para a visitar num dia de semana. E depois das seis da tarde, o acesso é gratuito.

Sileno e a Ménade de Dresden


Efebo de Dresden



Sátiros de Praxíteles

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Um grande museu, portanto. Por cá, falta quem vigie as peças no primeiro museu do país e assim fecham-se algumas salas não vá o Diabo tecê-las...

Anónimo disse...

Parabéns ao Museu do Prado por esta iniciativa.
É interessante esta viagem à cultura greco-romana.
Já há uns tempos que não o visito. Penso que é uma boa altura para o revisitar.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

Também há por aqui umas barriguinhas, precisadas de exercício...

Anónimo disse...

Bom motivo para ir a Madrid! JPS