Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Trivia dos Óscares - Introdução


Dia 22 de Janeiro de 2009 são anunciadas as nomeações para a 81ª cerimónia de atribuição de Óscares da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, nos Estados Unidos. Um mês mais tarde, a 22 de Fevereiro, terá lugar a cerimónia de atribuição dos prémios.

Os Óscares são atribuídos a filmes exibidos desde 1927, sendo os mais antigos e, sem disputa, os mais prestigiados prémios da indústria cinematográfica, independentemente das críticas dos seus muitos detractores.
Concebidos por Louis B. Mayer, o patrão da MGM, apenas receberam o seu nome anos mais tarde. A origem é disputada, mas aparentemente a primeira referência escrita ao nome "Óscar" data de 1934, na revista "Time". A estátua foi desenhada por Cedric Gibbons, o Director Artístico da MGM. Representa um cavaleiro em estilo Art Deco segurando uma espada de cruzado, sobre uma bobine de filme com cinco raios, em representação dos cinco ramos originais da Academia: Actores, Argumentistas, Realizadores, Produtores e Técnicos. Folheada a ouro, está assente sobre uma base de metal negro; mede 34 cm e pesa 3.85 kg.

A primeira cerimónia, relativa ao ano de 1927, teve lugar no Hotel Roosevelt, em Hollywood, a 16 de Maio de 1929. Estavam presentes menos de 250 pessoas e a cerimónia durou 15 minutos -- os vencedores tinham sido previamente anunciados. Os mestres de cerimónias foram Cecil B. deMille e Douglas Fairbanks.

Os Óscares foram atribuídos todos os anos desde o seu "nascimento": passaram por Grandes Depressões, uma Guerra Mundial, as guerras da Coreia, do Vietname, do Iraque ou do Afeganistão, choques petrolíferos, terrorismo; nada os fez parar.

De amanhã e até às nomeações, de 8 em 8 horas (como se de uma mézinha se tratasse), serão publicados neste blog curiosidades gerais sobre os Óscares, repartidas em três grupos: Realizadores, Filmes e Actuações.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

E Hollywood tem servido de panaceia em tempos de crise, desde a Grande Depressão.