Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Paisagens e livros pintados de neve"

Ontem pensei em fazer um post sobre dois livros: Terra de neve, de Kawabata, e Neve, de Pamuk, dois escritores de que gosto muito.
Hoje abri o DN e deparei-me com um artigo de Fernando Madail, de que transcrevo:



«[...] E nestes dias gélidos, em que apetece tanto demandar as estâncias de esqui como estar em casa a ler A lã e a neve, de Ferreira de Castro, As neves do Kilimanjaro, de Ernest Hemingway, ou Neve, de Orhan Pamuk, as paisagens que muitos percorreram nos meses de sol surgem agora com contornos esbatidos, onde os monumentos quase perderam a sua cor e identidade. Afastando a atenção das obras literárias que parecem estar em sintonia com as fotografias da estação, seja Uma tormenta de neve, de Leão Tolstoi, A filha da neve, de Jack London, ou Terra de neve, de Yasunari Kawabata [...]. [...] então com lareira a crepitar nos tímpanos ou apenas candeeiro a aquecer as folhas, retoma-se, de novo, o livro que se estava a ler, pouco importando se é Gato preto em campo de neve, de Érico Veríssimo, Neve de Primavera, de Yukio Mishima, ou Filhos da neve, de Leonard Cohen. [...]»
(Diário de Notícias, Lisboa, 10 Jan. 2009)

7 comentários:

Anónimo disse...

Bonito post.
Não li todos os livros que o artigo refere mas quase todos. Só costumo ler o DN ao Domingo porque há uma partilha de jornais cá em casa. Isto é, trocamos o Expresso pelo DN e todos podemos diversificar as leituras. Vou ler o artigo amanhã. Sempre achei fabuloso quando se cruzam temas e raciocínios.
A.R.

Jad disse...

Obrigado!
Tenho neve para dar e vender!

Anónimo disse...

Imagino!
M.

Anónimo disse...

MR,
Já experimentei os bifes à Papageno, são uma delícia. Segui todos os preceitos, à excepção da cozedura, que optei por colocar no micro-ondas e saiu bem.
Acompanhei com a Flauta Mágica. Obrigada.
A.R.

MR disse...

No outro experimetei a sopa de peixe. A da Callas é melhor e menos trabalhosa.
Um dia destes vou tentar os bifes. Ainda bem que gostou.

Anónimo disse...

Também já arranjei o livro da Callas, por sugestão sua aqui no blog, mas ainda não experimentei nenhuma receita.
Obrigada.
A.R.

MR disse...

Do livro da Callas, já fiz várias receitas, todas boas.