Prosimetron

Prosimetron

domingo, 4 de janeiro de 2009

Inverno no Prosimetron

Como é do conhecimento geral, a pintura flamenga barroca deixou para a posteridade magníficos retratos, quase documentários, de cenas da vida quotidiana dos séculos XVII e XVIII. Um dos grandes representantes, David Teniers (o Novo), pintou mais de 2000 quadros, entre eles, “A winter scene with a man killing a pig”, concluído provavelmente em 1650.

David Teniers (o Novo), filho e discípulo de David Teniers (o Velho), nasceu em Antuérpia em 1610, onde exerceu até 1645. O casamento com uma filha de Jan Brueghel (o Velho), amigo por sua vez de Rubens, revelou-se extremamente “vantajoso”, quer sob o ponto de vista do avultado dote da noiva, quer sob o ponto de vista de ascensão social junto da aristocracia flamenga. Teniers estabeleceu-se em Bruxelas em 1651 e foi nomeado pintor da corte do governador dos Países Baixos espanhóis, o Arquiduque Leopoldo Guilherme, bem como director da vasta colecção de arte deste grande mecenas. Fundador da Academia de Arte de Antuérpia (1663), Teniers foi particularmente apreciado pelas grandes casas reais do século XVIII. Seu espólio compreende cenas de caça, paisagens, retratos, mas também motivos religiosos e alegóricos. Parte da sua obra encontra-se no Eremitage de São Petersburgo. Faleceu em Bruxelas em 1690.

Winter scene with a man killing a pig encontra-se na Dulwich Picture Gallery nos arredores de Londres. Tons suaves em branco, cinzento e castanho situam-nos num belo ambiente de Inverno, com camponeses a seguir a sua vida bucólica do dia-a-dia e com uma criatura animal no canto inferior esquerdo, destinada a um fim menos bucólico...

5 comentários:

Anónimo disse...

Lindíssimo post!
A.R.

Pedro disse...

É só cultura!

Filipe Vieira Nicolau disse...

A.R., obrigado pelos votos de um Bom Ano. Que 2009 seja óptimo também para si!

Jad disse...

Olá Filipe.
Que saudades da neve!
Votos de um Bom Ano.

Anónimo disse...

Obrigada Filipe Nicolau Vieira e votos para que coloque muitos posts assim bonitos.
A.R.