Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de janeiro de 2009

Majel Barrett Roddenberry


Faleceu Majel Barrett Roddenberry, a "First Lady of Star Trek".

Nascida em 1932, Majel Barrett Roddenberry era a viúva de Gene Roddenberry, o criador de "Star Trek", "O Caminho das Estrelas", tendo sido um elemento integral de todas as incarnações da franquia.

No episódio piloto, teve o papel de comandante, "Number One". Na série original, passou a ser a enfermeira Christine Chapel, tendo num dos filmes da série (o número 4) sido identificada como médica. Na série animada, de inícios dos anos 70, em que continuaram as aventuras da Enterprise, de Kirk e de Spock, retomou o seu papel de Christine Chapel, bem como de M'Ress. Em "Star Trek - The Next Generation", encarnou Lwaxana Troi, um dos personagens recorrentes de maior sucesso, fazendo de mãe de Deanna Troi (Marina Sirtis), com uma enfatuação pelo capitão Picard. Voltou a retomar o personagem em "Star Trek - Deep Space Nine", desta feita com interesse romântico por Odo. Em "Star Trek - Voyager" e "Star Trek - Enterprise", bem como em múltiplos filmes da série e em jogos de animação, era a voz do computador da Enterprise.

Faleceu a 18 de Dezembro de 2008, aos 76 anos, de complicações da leucemia. Antes de falecer, gravou mais uma vez a voz da Enterprise para o novo filme da série, a ser realizado por Bryan Singer. No seu funeral público, a 4 de Janeiro, compareceram mais de 250 pessoas, incluindo Nichelle Nichols (a tenente Uhura), George Takei (Sulu) e Walter Koenig (Chekov), da série original, Marina Sirtis (Deanna Troi), Brent Spiner (Data) e Wil Wheaton (Wesley) da Next Generation, bem como muitos Trekkies.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Já descobrimos quem é o Trekkie residente deste blogue... Também sou fã, mas não chego a ser Trekkie. Agora vejo regularmente a série Enterprise com o Scott Bakula no protagonista, num dos canais por cabo.