Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de março de 2009

Biografias, autobiografias e afins - 27

" (...) A discussão começou com a exposição do ministro das Finanças do projecto elaborado. Pinheiro de Azevedo interrompia frequentemente Silva Lopes, o que levou o primeiro-tenente Judas a intervir no sentido de deixar o ministro expor o projecto. A dada altura, Vasco Gonçalves levantou-se e veio ao outro extremo da comprida mesa, onde estávamos sentados, para desculpar Pinheiro de Azevedo, explicando o seu nervosismo por julgar que teria sido seguido por um carro, com a intenção provável de atentarem contra a sua vida. Mas pouco depois disseram-nos que não valia a pena continuar a expor o projecto, porque o Conselho da Revolução decidira nacionalizar a banca. A reunião continuou com pessoas a sair e a entrar, não nos tendo sido dado voltar a usar da palavra.
Fez-se intervalo e aproveitei para abordar Melo Antunes, que não dissera uma palavra, com a cabeça entre as mãos (...) e replicou: « Isto é a nave dos loucos» "

Este é um excerto das memórias do Prof.Jacinto Nunes, um dos maiores economistas portugueses do séc.XX, e o único homem até hoje a ter sido Governador do Banco de Portugal, Presidente da Caixa Geral de Depósitos, e Ministro das Finanças. Um livro que nos dá desde a sua visão dos "anos surreais" de 74-76, às conversas mantidas com Salazar ainda no Antigo Regime.

- Memórias soltas, Manuel Jacinto Nunes, Aletheia Editores, 2009.

Sem comentários: