Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de março de 2009

D. Manuel II, rei de Portugal, data do seu nascimento.


A Rainha D. Amélia tendo ao colo D. Manuel e ao lado D. Luís Filipe [1890]. fot. Bobone

Fui à Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 16, p. 165, e indica-se que o nascimento do último rei de Portugal ocorreu, no Palácio de Belém, em Lisboa, a 19 de Março de 1889.
Conferi a Nobreza de Portugal e do Brasil, com direcção, coordenação e compilação de Afonso Eduardo Martins Zúquete, no seu volume II, p. 161 e a data apresentada já é 9 do mesmo dia e ano.
Fiquei na dúvida, será 9 ou 19. Qual das obras publicada pela mesma casa editorial e com as mesmas pessoas responsáveis pela biografia estaria certa?
Lembrei-me de conferir um dos melhores sítios da Web para a Geneologia Portuguesa [geneall.net ] a que recorro muitas e muitas vezes. E lá aparece 19 de Março de 1889.

Transcrevo:

"D. Manuel II, rei de Portugal / * Lisboa, Lisboa 19.03.1889 + Fulwell Park, Twickenham, Inglaterra 02.07.1932
Pais
Pai: D. Carlos I, rei de Portugal * 28.09.1863
Mãe: Amélie d' Orléans, princesse de France * 28.09.1865
Casamentos Sigmaringen 04.09.1913 /Augusta Viktoria, Prinzessin von Hohenzollern-Sigmaringen * 19.08.1890".

Fiquei aparentemente descansado.

Tendo em casa uma colecção do famoso Almanach de Gotha resolvi ver o que é que lá estava.
No ano de 1889 (p. 60), ainda só se indica como descendentes dos duques de Bragança, (dado que ainda apresenta como Rei, D. Luís) "Louis-Philippe-Marie-Charles-Amelio-Ferdinand-Victor-Emmanuel-Antoine-Laurent-Michel-Raphael-Gabriel-Gonzaque [sic]-Xavier-François d'Assise-Bénoit de Bragance-Orléan-Savoye-et-Saxe-Cobourg-Gotha, prince de Beira".
Fui ao volume seguinte, 1890 (p.61) e indica, como 2.º filho:
"Pr. Manuel, né le 15 novembre 1889".
A mesma data é confirmada no Almanach de 1909 (p.66), já como Rei.

Mas afinal, nasceu a 9, ou a 19 de Março, ou a 15 de Novembro de 1889?

Fui consultar (e já são 03:49 h) uma obra preciosa da autoria de A. M. de Freitas, Annuario da Côrte Portugueza para 1895, Lisboa, M. Gomes Editor, 1894, e na p. 89, e lá consta o "infante D. Manuel Maria Filippe Carlos Amelio Fernando Victor Manuel Antonio Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Benedicto, Duque de Beja e de Saxe, nascido em Lisboa a 15 de novembro de 1889".

Por descargo de consciência agarrei na História de Portugal, (que é quase uma crónica, dada a sua extensão) da autoria de Joaquim Veríssimo Serrão, e na p. 492, do seu X.º volume, para além de indicar várias variantes no nome do Rei (Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio, indica, como data de nascimento, 9 de Março de 1889.

São 4:10 horas, vou dormir! Amanhã, passarei por S. Vicente de Fora... Estou com curiosidade sobre a data que se encontra no Tumulo.

5.01 Andei buscando uma foto para ilustrar este post. Fui ao Rocha Martins, D. Carlos : Historia do seu reinado, Lisboa, ed. autor, 1926. Encontrei a foto que desejava (p. 168). Na pág. 174 narra a chegada do Imperador D. Pedro II, a Lisboa, a 7 de Dezembro de 1889, escrevendo "Ignorava ainda o nascimento de D. Manuel, vindo ao mundo no mesmo dia em que o tinham destronado.[= 15 de Novembro]"... Aqui estava a confirmação da data do velho Almanach de Gotha

P.S. 20:58 - Passei pela FNAC Chiado e verifiquei que a 2.ª edição "corrigida e aumentada" da Obra de Veríssimo Serrão corrige a data do nascimento para 15 de Novembro.

2009.03.30, 13.36: O Annuario do Commercio / Almanach Commercial de Lisboa para 1891, p. 111, indica ainda uma nova data: "22 de novembro de 1889".

11 comentários:

Anónimo disse...

cidrado?!

Anónimo disse...

Às 5h00, temos de dar um desconto.
M.

Anónimo disse...

O anónimo das 9h22 não fui eu. Se fosse, teria assinado.
M.

ana disse...

Belo post.

LUIS BARATA disse...

Às 5h, se calhar depois de beber cidra...
Deixando o "neologismo" criado pelo nosso Jad, também fiquei espantado com esta disparidade de datas. É estranho, especialmente tratando-se de um monarca já do séc.XX.

Jad disse...

Sim! o efeito foi esse.
Fiquei completamente baralhado e confuso como se tivesse caído num barril de cidra.
Se isto acontece para o último rei... quantas e quantas datas não estão erradas.
Não é de ficar completamente alcoólatra ou embriagado?
Como não gosto de vinho e adoro cidra... Fiquei cidrado (ou não teria estado três horas em volta de um nascimento.
Bom dia!

LUIS BARATA disse...

E uma vez que já acordaste, não queres substituir o teu "cidrado" por "siderado"? Não vá aparecer de surpresa a Dra.Edite Estrela ...

Jad disse...

Siderado é um sinónimo de pasmado. Por isso foi um aparente erro, feito com a consciência da cidra. Senão teria só escrito Siderado. Com a data de nascimento de D. Manuel fiquei foi com o efeito da Cidra! Mandei a biblioteca abaixo, ficaram livros espalhados por todos os lados.
Já parecia o Cardeal Rufo.

Jad disse...

Mas deixando o Cidrado... pois até fiquei mesmo com os copos!
Qual é a data que se tem festejado?
Com tantos e tantos monárquicos todos os dias a trabalhar neste assunto e o erro correu e corre assim nos séculos XX e XXI.
Se servir para se emendar valeu a pena a "Cidrada"!

Jad disse...

Para que se perceba alguns dos comentários anteriores o "post" começava:
"Fiquei cidrado [sic, com efeito dos copos de cidra], para não dizer pasmado [=siderado]."
Retirei hoje essa frase.

JP disse...

Tarde e a más horas, mas sempre direi que o meu filho mais novo é Manuel, porque (entre outras razões) nasceu em 15 de Novembro. Nunca tive dúvidas na data :)