Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de março de 2009

Longe da multidão - Castel del Monte

Em plena solidão do Mezzogiorno italiano (Puglia), situa-se um dos mais interessantes e místicos monumentos da Idade Média: Castel del Monte. A uma altitude de 540 m sobre o nível do mar, cativa o visitante pela sua fisionomia pouco convencional: um octógono com oito torres em forma octogonal, também conhecido por “Coroa da Apúlia”. O rigor da arquitectura impressiona: os oito lados medem exactamente 16,5 m de cumprimento. O edifício divide-se em dois pisos a meio de uma altitude de 20 m, cada um dispõe de oito salas interiores em forma de trapézio. Para além de salas representativas, previa casas de banho (nas torres), algo pouco vulgar na época. Duas escadarias confluem diante do portal principal, virado para Leste.

O polígono foi construído em calcário claro. No entanto, muda de cor ao longo do dia, em função da luminosidade e humidade: tons quentes dourados são substituídos por tons em cor-de-rosa e branco. As salas do piso superior são “iluminadas” pelo sol duas vezes por dia, as do piso inferior alcançam tal privilégio apenas no Verão. Luz e sombra proporcionam uma profundidade de espaço invulgar, quase irreal, no átrio interior. A luz torna-se assim parte integrante da arquitectura.
Portais, janelas e as salas interiores foram revestidos de mármore branco e brecha rosa. O mármore foi parcialmente removido (leia-se “roubado”) para a construção do palácio de Caserta próximo de Nápoles no século XVIII.

A magnificência de Castel del Monte deve-se, por um lado, à perfeição das medições geométricas. Por outro, é o eterno mistério à volta desta edificação que fascina quer cientistas, quer leigos. Frederico II de Hohenstaufen mandou construir o Castel, por decreto, a 29 de Maio de 1240. As obras foram concluídas apenas em 1250, ano em que o Imperador faleceu. Será, por isso, pouco provável que Frederico tenha visitado esta obra.

Qual foi o propósito deste empreendimento? Terá Castel del Monte sido concebido inicialmente como castelo de caça, visto, na época, haver mato em torno? Inúmeras são as especulações, os investigadores dividem-se e as explicações quanto à função do monumento abrangem um panorama vasto de hipóteses, desde observatório espacial a um relógio solar. O número 8, omnipresente em Castel del Monte, poderá significar o equilíbrio cósmico. A construção octogonal poderá simbolizar a tentativa de estabelecer uma ligação entre um círculo e um quadrado, entre céu e terra. Poderá criar uma síntese dos elementos da natureza. Ou reproduz Castel del Monte a forma do Santo Graal? Ou terá o Santo Graal sido depositado em Castel del Monte?
Significados místicos de números, bem como regras matemáticas e geométricas são fontes de inspiração para estas especulações. A verdade, no entanto, fica por desvendar. Quem entra em Castel del Monte, entra num novo universo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser uma beleza.
M.

Anónimo disse...

Os seus posts encantam. Este, pelo simbolismo e o mistério que encerra dá vontade de conhecer e de ficar longe da multidão.
Já lá esteve?
A última fotografia é magnífica.
O espaço, o mistério: terá sido, bem ao sabor medieval, para guardar o Santo Graal? Terá sido para explorar o espaço? Seria um local de alquimistas?
Obrigada por este raio de sol.
A.R.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Cara A.R.,

Estive em Castel del Monte em Junho de 2003. Um dia quente que culminou numa trovoada "triunfante", com Castel del Monte como cénario. Uma imagem inesquecível.

Anónimo disse...

O seu discurso era de uma pessoa que tinha lá estado. Desculpe a pergunta, ela queria manifestar um pouco de admiração mais do que interrogação.
Deve ser um local especial.
A.R.