Prosimetron

Prosimetron

domingo, 26 de abril de 2009

Beatrice Arthur


Beatrice Arthur, actriz americana melhor conhecida pelas "sitcoms" "Maude" e "The Golden Girls", faleceu ontem nos EUA. Nascida em 1922, a actriz teve uma carreira de mais de setenta anos no palco e no pequeno écran, ganhou Emmys pelos papéis de Maude (titular), nos anos 70, e de Dorothy Zbornak, em "The Golden Girls" nos anos 80.
A actriz ganhou fama em "All in the Family", como Maude, prima de Edith Bunker, cujas posições liberais antagonizavam o patriarca Archie Bunker. O sucesso do personagem levou à criação de um spin-off, "Maude", que viria a permitir à actriz capturar o seu primeiro Emmy.
Nos anos 80, era uma das três mulheres de meia idade que partilhavam casa em Miami, em "The Golden Girls". A série durou de 1986 a 1992, sete épocas, tendo obtido Emmys para cada uma das protagonistas. Bea Arthur era Dorothy Zbornak, uma professora divorciada de sentido de humor ácido; Betty White era Rose Nylund, uma ingenue de St. Olaf; e Rue McClanahan era Blanche Devereaux, uma femme fatale de meia idade. O elenco principal era completado por Estelle Getty, que fazia de mãe de Dorothy, Sophia Petrillo, uma siciliana que tinha perdido a censura da fala (Estelle Getty faleceu em Julho de 2008). Curiosamente, Estelle Getty era mais nova do que Beatrice Arthur.
Em meados de 2008, a série "The Golden Girls" recebeu o prémio Pop Culture da TV Land, e as três actrizes sobreviventes compareceram na cerimónia.
Bom motivo para rever o humor de Beatrice Arthur e das outras meninas douradas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi alguns episódios do "Maude" e achava graça.
A.R.

LUIS BARATA disse...

"Maude" era muito bom, e "Golden Girls" também. Uma delas apareceu em alguns episódios de "Boston Legal" e esteve muito bem.