Prosimetron

Prosimetron

sábado, 2 de maio de 2009

Estou com saudades de Londres

" O admirável Dr.Johnson dizia que quem estava cansado de Londres estava cansado da vida. Faça sol faça chuva, e faz muita chuva, Londres continua a ser a cidade mais estimulante da Europa. Não será a mais bonita, nem a mais antiga, nem a mais histórica, nem a mais sofisticada, nem a mais exótica, nem a mais limpa. Não tem o esplendor de Paris ou o cheiro da pedra de Roma, não tem os canais de Amsterdão nem a luz marítima de Lisboa. Nem sei bem o que tem. Eu gosto das casas, das árvores e das pessoas. É a capital cosmopolita da Europa. (...) "

- Clara Ferreira Alves, Londres descansada da vida, Única, 25/o4/2009.

É este cosmopolitismo londrino de que fala Clara Ferreira Alves de que tenho saudades. E é realmente a imagem de marca da capital britânica- cruzam-se todas as nacionalidades, raças e credos.

7 comentários:

ana disse...

Estou a pensar ir lá passar um fim-de-semana nos finais de Junho. Não consigo levar os outros até Paris, conseguiram arrastar-me para ir a Londres. Pelo que diz a Clara Ferreira Alves é uma boa opção. A minha filha que passou 3 semanas num Colégio inglês, próximo de Londres, não quer ouvir falar de Paris.
E o Luís também troca Paris por Londres?

LUIS BARATA disse...

Adoro Paris pela sua monumentalidade e pela oferta cultural, mas também gosto muito de Londres.E em Junho já não há chuva... E nunca a libra esteve tão baixa...

Miss Tolstoi disse...

Eu gosto das pessoas, do ambiente, dos museus. A cidade? Bah! Mas quase todos os meus amigos preferem Londres a Paris.

ana disse...

Miss Tolstoi,
Os meus amigos e a família preferem Londres a Paris. Eu estou dividida entre as duas culturas, embora, a cultura e espírito inglês me atraiam mais.

ana disse...

Paris é uma cidade encantadora cheia de luz!

Anónimo disse...

Sempre gostei de Paris. Já não digo o mesmo dos franceses. Mas desde que deixaram de ser o centro do mundo, os franceses no geral e os parisienses em particular estão menos arrogantes. E Bertrand Delanoë tem rejuvenescido imenso a cidade, pelo que, se pudesse, de vez em quando dava um saltinho até lá.
Quanto a Londres, sou um pouco como Miss Tolstoi: ingleses adoro, Londres como espaço urbano acho detestável. Mas adoro a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia (por esta ordem).
Mas já tenho saudades de Londres.
M.

Unknown disse...

SEM DUVIDA NENHUMA LONDRES!!! VOLTEI NO MES PASSADO E JA ESTOU COM SAUDADES, PLANEJANDO O MEU RETORNO A CIDADE MAIS BELA DO MUNDO