Prosimetron

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terça-feira, 13 de outubro de 2009

Caravaggio: três versões de um quadro

Para a Ana com fraternidade!
Por causa de um post que me foi dedicado pela Ana, o qual agradeço, e de um comentário chamando a atenção se seria um rapaz ou rapariga a tocar o alaúde, fui procurar o Bilhete-Postal que tinha recebido do quadro do Hermitage... era o mesmo. Encontrei três versões e aqui ficam identificadas. Espero não me ter enganado.
As três versões do tocador de alaúde



100 cm × 126,5 cm (c. 1596)
Wildenstein Collection



96 cm × 121 cm (c. 1596)
Gloucestershire: Ex-Badminton House


94 cm × 119 cm (C. 1600)
Saint Petersburg: Hermitage Museum.

Entre os últimos a diferença mais fácil de observar é a da janela reflectida na jarra. O primeiro não tem jarra (... nem flores)!

7 comentários:

MR disse...

Todos (igualmente?) lindos. Se eu os pudesse ver aos três na mesma parede...

Anónimo disse...

.... e em minha casa

Anónimo disse...

Isso então!...

Rapariga de Lisboa disse...

E afinal a que conclusão chegou! Tem maçã ou não tem maçã?

Anónimo disse...

Dadas as preferências, digamos, frutícolas, do Caravaggio, eu diria que tem uma maçãzita pouco desenvolvida.

Miss Tolstoi disse...

Finalmente, "O Tocador de Alaúde"! E, à falta de um, vieram logo três. Embora não seja para mim, agradeço.

Miss Tolstoi disse...

Se tem maçã ou não tem maçã, não sei. Sempre achei que era um auto-retrato, em que ele se "melhorou" em relação a outras representações que fez de si próprio.
Cada qual vê-se como se quer. Ou como pode.