Prosimetron

Prosimetron

domingo, 11 de outubro de 2009

Jordi Savall i Bernadet

Jordi Savall i Bernadet é, como todos sabem, um tocador de viola de gamba, Espanhol (ele gosta mais que se diga Catalão), especialista em música medieval e renascentista. No seguimento do post colocado pela Ana um dos nossos comentadores - que por hábito faz o favor de nos acompanhar nas nossas andanças prosimetronistas - encontrou, no youtube, uma música de Rodrigo Martinez, datada de circa 1490 ilustrada com o lindo quadro de D. Sebastião...
Deixo o seu desabafo: Ora o suporte imagético é nada mais nada menos que o retrato de D. Sebastião, com o galgo, atribuído a Cristóvão de Morais, e que está nas Janelas Verdes. Ou seja, "não dá a bota com a perdigota" para voltarmos às perdizes. Prova de que temos de ter cuidado com tudo o que anda na Net.
Prova que temos de ter cuidado com tudo o que produzimos para não aumentar o lixo e o erro na Net. A Net será boa se lá colocarmos apenas coisas certas e boas...
Toca o grupo Ensemble Hesperion XX que Jordi Savall fundou, em 1974, com sua mulher, Montessat Figueras (cantora).

5 comentários:

ana disse...

Caros Jad e Comentador,

Espero não ter contribuído para o lixo na Net.
Gostei da versão que encontrei no meio de diversas que ouvi. Não gostei das imagens. Podia ter optado pela imagem de Monteverdi mas achei que a gravação que escolhi era mais agradável. Procurei saber o nome da cantora não consegui. Será a mesma que esta?
Não deve ser.
Ana

ana disse...

É verdade temos que ter cuidado com tudo o que encontramos na Net.
Ainda ando à procura do 1º selo de D. Maria II, o verdadeiro, ainda não encontrei.
Ana

JP disse...

JAD, antes assim que o contrário... Ou seja, D.Sebastião pode perfeitamente ter ouvido esta música :) Já se a mesma fosse ilustrada com um retrato do Infante D. Henrique, o anacronismo seria evidente!

ana disse...

Ao Comentador,

Não percebi se gostou da versão do "Lamento della Ninfa"?

Das imagens eu não gosto. Julgo que também não gostará.
Estou arrependida de não ter colocado a versão com Monteverdi na imagem.

Aguardo o seu comentário.
Ana

Jad disse...

Não Ana, esqueça o seu post. O comentador seguiu o rasto de Jordi Savall e comentou um outro video que estava no youtube! Não interessa se gostou ou não gostou do "Lamento della Ninfa"!