Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um retrato na obra do Visconde de Menezes!

Gosto imenso deste retrato pintado pelo Visconde de Menezes.
x
Visconde de Menezes, Retrato da Viscondessa de Menezes, 1862
x
óleo sobre tela, 223 x 150 cm, Museu do Chiado, Lisboa

"Quanto ao Visconde de Menezes, elle foi um romantico e um pre-raphaelista convicto, se bem que moderado.
Em Roma, para onde seguiu sob os bons e insuspeitos auspícios do Conde Rachzinski, conviveu com os chamados nazarenos, os pintores Cornelius, Overbeck, Kaulback, Minardi, Cavalieri, e com o nosso conhecido Metrass. D'essa convivencia, e de visitas assíduas e atttentas ás galerias e aos muzeus, guardou a base solida de cultura e erudição pictorica, que distingue e quasi só por si justifica o movimento pré-raphaelista. (...)"
x
In "Athena, Revista de Arte", A obra do Visconde de Menezes, Vol I, Outubro de 1924, Nº 1, Lisboa, Contexto Editora, 1983, p. 31-32. (Edição facsimilada).

3 comentários:

JP disse...

Conheço quem, na adolescência, se "apaixonou" por este retrato. Mas, da história que me contou então, fiquei com a ideia de que o quadro estaria nessa altura no MNAA. Se calhar, my mistake!
Bom dia!

Anónimo disse...

Também gosto imenso deste quadro.
M.

Miss Tolstoi disse...

"Quanto ao Visconde de Menezes, ele foi um romântico e um pré-rafaelista convicto, se bem que moderado". Romântico concordo, mas por que diria o autor do texto ter sido o Visconde de Menezes um "pré-rafaelista convicto, se bem que moderado"? Não me parece que a "inspiração" deste pintor tenha a ver com a arte anterior a Rafael, nada tendo de "gótico", se assim o posso dizer. Talvez haja quadros do Visconde de Menezes que eu desconheça e que se filiem ou inspirem nessa corrente...